LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

WhatsApp e Telegram têm falha de segurança que afeta mídias salvas no Android

15 de julho de 2019 9

Apesar de serem conhecidos por criptografar suas mensagens, os WhatsApp e Telegram possuem uma brecha de segurança que pode ser explorada facilmente em smartphones Android. A informação foi revelada por pesquisadores da empresa Symantec na manhã desta segunda-feira (15).

De acordo com os especialistas, os hackers só precisam de um aplicativo malicioso para ter acesso aos arquivos de mídia que são enviados pelos mensageiros. No entanto, para que tudo funcione, o usuário precisa ter optado por salvar fotos, vídeos e áudios no armazenamento externo do dispositivo.

O WhatsApp costuma usar essa partição por padrão, sendo que o Telegram faz o mesmo quando o recurso "Salvar na Galeria" está ativado. Como consequência, o armazenamento externo acaba sendo mais vulnerável e pode ser acessado por qualquer outro aplicativo.


Assim, segundo os pesquisadores de segurança, qualquer malware pode ter acesso ao armazenamento externo para acessar arquivos de mídia do Telegram e do WhatsApp. Isso ainda pode ser feito sem que o usuário perceba e o hacker pode até mesmo adulterar esses arquivos.

Por isso, os especialistas chamaram a brecha de segurança de "Media File Jacking". No entanto, o que mais chama a atenção no caso é que os mensageiros sabem que a falha existe, mas não se movem para mudar a situação.

Isso porque o armazenamento externo acaba tornando a usabilidade do app mais fácil para os usuários. Assim, uma imagem recebida no WhatsApp fica disponível para o Instagram, por exemplo.

Resposta dos mensageiros

O pessoal do The Verge procurou o Telegram, mas os responsáveis pelo mensageiro não se manifestaram sobre o assunto. Já o WhatsApp emitiu um comunicado oficial por meio do seu porta-voz:

O WhatsApp analisou atentamente essa questão e é semelhante a perguntas anteriores sobre o impacto do armazenamento de dispositivos móveis no ecossistema de aplicativos. O WhatsApp segue as práticas recomendadas que são fornecidas pelos sistemas operacionais para armazenamento de mídia e espera fornecer atualizações de acordo com o desenvolvimento contínuo do Android.

WhatsApp Messenger

Desenvolvedor: WhatsApp Inc.

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo

Telegram

Desenvolvedor: Telegram LLC

Preço: grátis

Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo


9

Comentários

WhatsApp e Telegram têm falha de segurança que afeta mídias salvas no Android
  • Fake News isto

      • Na configuração do WhatsApp existe a opção de "Visibilidade de Mídia", onde pode-se marcar ou desmarcar, e está opção encontra-se também no perfil de cada pessoa da lista de contatos. Se estiver marcada, todas as fotos, áudios e vídeos, vão para o armazenamento do celular, que na matéria e chamada de "externo". Mas se a opção "Visibilidade de Mídia" estiver desmarcada, vai ficar na pasta do WhatsApp, que para eles chama-se "Armazenamento interno". O maior problema mesmo são as invasões de hackers no celular, que podem acessar todas as pastas do armazenamento interno do celular.

        • De geral concordo com o último usuário o erro maior é o usuário, mesmo. Principalmente aquele que coloca foto, vídeos privados e sigilosos em local totalmente inseguro, segurança do drive removível, e sem acesso remoto ou wi-fi, tem que te tô roubar na marra. O resto não tá 100% seguro.

            • Não acho que seja uma falha, até porque o armazenamento interno(que é chamado de externo pela matéria) pode ser livremente acessado, além das imagens da câmera, alguns arquivos de apps e downloads ficam lá. A tal brecha de segurança se chama "usurário".

                • Tá errado isso aí. Não sei de onde tiraram esse negócio de "armazenamento externo".

                    • Liberar os comentários pra eu fala mal da Apple.

                        • O WhatsApp não salva no externo e sim no Interno. Ele nem deixa ser migrado pro sd.

                            • Em um smartphone o armazenamento interno é a memória flash coisa que o usuário não deveria ter acesso. O espaço interno ou seja a capacidade de memória 16gb 32gb 64gb 128 etc... Que se chama de interno é na verdade externo pra a programação ok. E o armazenamento em card ou SD é memória removível que aí sim pede permissão e tem maior segurança, mas não é 100% também.

                              Android

                              Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                              Android

                              Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                              Especiais

                              Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                              Software

                              Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2