
Android 02 Jul
Apesar de serem conhecidos por criptografar suas mensagens, os WhatsApp e Telegram possuem uma brecha de segurança que pode ser explorada facilmente em smartphones Android. A informação foi revelada por pesquisadores da empresa Symantec na manhã desta segunda-feira (15).
De acordo com os especialistas, os hackers só precisam de um aplicativo malicioso para ter acesso aos arquivos de mídia que são enviados pelos mensageiros. No entanto, para que tudo funcione, o usuário precisa ter optado por salvar fotos, vídeos e áudios no armazenamento externo do dispositivo.
O WhatsApp costuma usar essa partição por padrão, sendo que o Telegram faz o mesmo quando o recurso "Salvar na Galeria" está ativado. Como consequência, o armazenamento externo acaba sendo mais vulnerável e pode ser acessado por qualquer outro aplicativo.
Assim, segundo os pesquisadores de segurança, qualquer malware pode ter acesso ao armazenamento externo para acessar arquivos de mídia do Telegram e do WhatsApp. Isso ainda pode ser feito sem que o usuário perceba e o hacker pode até mesmo adulterar esses arquivos.
Por isso, os especialistas chamaram a brecha de segurança de "Media File Jacking". No entanto, o que mais chama a atenção no caso é que os mensageiros sabem que a falha existe, mas não se movem para mudar a situação.
Isso porque o armazenamento externo acaba tornando a usabilidade do app mais fácil para os usuários. Assim, uma imagem recebida no WhatsApp fica disponível para o Instagram, por exemplo.
O pessoal do The Verge procurou o Telegram, mas os responsáveis pelo mensageiro não se manifestaram sobre o assunto. Já o WhatsApp emitiu um comunicado oficial por meio do seu porta-voz:
O WhatsApp analisou atentamente essa questão e é semelhante a perguntas anteriores sobre o impacto do armazenamento de dispositivos móveis no ecossistema de aplicativos. O WhatsApp segue as práticas recomendadas que são fornecidas pelos sistemas operacionais para armazenamento de mídia e espera fornecer atualizações de acordo com o desenvolvimento contínuo do Android.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários