LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MIUI 12 é oficializada com novas animações, recursos aprimorados e mais

27 de abril de 2020 92

A Xiaomi realizou um evento na madrugada desta segunda-feira (27) para apresentar ao mundo todas as novidades da sua interface MIUI 12. Como sabemos, já faz algum tempo que as principais melhorias do software vem sendo reveladas em vazamentos.

De acordo com a gigante chinesa, assim como as versões anteriores, a MIUI 12 chega ao usuário para tornar a sua experiência ainda mais rica. Por isso, a empresa preparou uma série de mudanças estéticas, incluindo novas animações e elementos que foram completamente redesenhados.

Além disso, a empresa também aposta no minimalismo ao exibir uma interface com elementos mais planos e uniformes. Conheça nos tópicos abaixo os principais recursos anunciados na conferência da Xiaomi:

Novas animações

Como já era esperado, a nova MIUI 12 chega aos smartphones da Xiaomi com novas animações. Segundo a empresa, a ideia é seguir o iOS e oferecer uma transição mais suave entre os aplicativos do sistema.

Tudo será mais simples, suave e bonito. As novas animações estarão presentes na abertura e fechamento de aplicativos, na rotação de tela, na abertura de menus e até mesmo no carregamento do smartphone.

Gestos de navegação

A Xiaomi destacou no evento que a MIUI foi uma das primeiras interfaces no mundo a adotar os gestos de navegação. No entanto, eles sempre foram diferentes do padrão do Android 10. Por isso, a MIUI 12 chega aos usuários para "resolver" essa questão.

Os novos gestos de navegação da MIUI 12 são exatamente os mesmos do Android 10. A intenção é unificar a experiência dos usuários.

Interface mais limpa

A fabricante chinesa também resolveu retirar alguns excessos da MIUI 11 na nova versão. Assim, a interface agora está mais limpa, com espaços mais amplos entre os textos ou imagens. Isso sem falar que o fundo branco também está mais brilhante.

Always On Display melhorado

Depois de muitos vazamentos, a Xiaomi oficializou as principais melhorias no modo Always On Display. A partir de hoje (27), qualquer desenvolvedor poderá criar a sua própria opção e disponibilizá-la na loja de temas do sistema.

Além disso, a empresa também resolveu apresentar algumas soluções que integram papéis de parede interativos com o AOD. O resultado você pode ver no vídeo acima: quando o usuário desbloqueia o smartphone, o papel de parede dá um "zoom" para ficar mais próximo da Terra, Lua ou Marte.

Privacidade

Em um mundo tomado por disputas comerciais e constantes vazamentos de dados, a Xiaomi deu uma atenção especial para a privacidade na MIUI 12. Assim, a companhia fez uma parceria com a TÜV Rheinland para entregar uma gama recursos aprimorados no Android.

Em linhas gerais, a MIUI agora deve alertar o usuário sempre que um aplicativo específico começar a usar as câmeras, o microfone ou a localização GPS. Além disso, o usuário agora pode escolher três permissões especiais:

  • Um exemplo: quando um app solicitar acesso à localização, a MIUI vai oferecer três opões: permitir apenas uma vez, permitir todas as vezes ou rejeitar.

Por fim, o Mask System impede que aplicativos não confiáveis acessem informações pessoais como contatos, calendário, registros de chamadas, IMEIs e mais. Caso necessário, o usuário também poderá criar uma identidade virtual para impedir que esse app tenha acesso aos seus verdadeiros dados.

PiP e multitarefas

Seguindo o exemplo de outras fabricantes, a MIUI 12 agora oferece janelas flutuantes para apps de bate-papo, sempre que o usuário estiver executando outra tarefa (jogos ou vídeo). O multitarefa do sistema também foi melhorado e agora é mais eficiente para gerenciar a memória RAM.

IA para chamadas telefônicas

A Xiaomi se inspirou no Google e lançou o IA Calling. Esse recurso é praticamente o mesmo que a gigante das buscas entrega no seu aplicativo de telefone. Assim, o usuário agora pode ver a transcrição das conversas e pode até mesmo escolher respostas geradas por uma IA no app de telefone.

Claro que o recurso não chegará ao ocidente, uma vez que a empresa já usa o app de telefone do Google por aqui.

Recursos Fitness

Em busca de incentivar a prática de exercícios físicos, a Xiaomi agora usa o giroscópio do smartphone para registrar passos, corrida e outras atividades do usuário:

O seu smartphone agora pode ser usado como um rastreador fitness para corrida, caminhada, ciclismo e escalada. Esse recurso é 96% mais preciso que o Apple Watch.

Rastreador de sono

Por fim, alguns sensores do smartphone também serão usados para registrar o sono do usuário. Segundo a Xiaomi, o aparelho deve detectar a movimentação durante a noite para determinar a qualidade do sono. Contudo, isso só funciona com pessoas que dormem com o celular no bolso.

Cronograma de lançamento

Por fim, a Xiaomi confirmou que as inscrições para a primeira versão beta da MIUI 12 começam hoje apenas na China. A empresa deve disponibilizar os testes para cerca de 22 modelos, mas ainda não há confirmação quanto aos smartphones globais.

O que achou da MIUI 12? Gostou dos recursos? Conte para nós aqui nos comentários.


92

Comentários

MIUI 12 é oficializada com novas animações, recursos aprimorados e mais
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 63.174 mortes em 1.539.081 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020