LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Windows 10 recebe builds para correção no arranjo de janelas e ganha novos recursos

30 de abril de 2021 0

A Microsoft está disponibilizando novas builds estáveis para o Windows 10 com a atualização cumulativa KB5001391. Com o update, a distribuição do sistema nas versões 20H2 e 2004 avançaram para 19042.964 e 19041.964, respectivamente, com um extenso e inabitual gama de novidades que deverão aprimorar a experiência do usuário.


O Windows Update reforça que é uma atualização opcional, que não deverá influir em grandes aspectos do sistema da mesma forma que a futura atualização 21H1. De qualquer modo, algumas melhorias poderão ser percebidas, como a correção do arranjo aleatório de janelas após a suspensão ou hibernação do sistema ao utilizar dois ou mais monitores.

A seguir, confira as novidades que a atualização cumulativa traz consigo.

Feed de notícias e interesses

Muitos vão perceber um novo ícone na barra de tarefas do Windows 10. Trata-se de um feed dinâmico de notícias e interesses, que recebe conteúdo baseado nas preferências do usuário, podendo ser configuradas durante seu uso.

Histórias personalizadas e informações meteorológicas serão mostradas no novo feed.

Notícias, informações sobre o clima, cotação da bolsa de valores e atualizações sobre esportes poderão ser encontradas facilmente com um clique sobre o gadget de clima. Caso não deseje o recurso, o usuário poderá clicar sobre o ícone com o botão direito do mouse e desabilitá-lo.

Note que o design do feed possui elementos de formas quadráticas com bordas arredondadas, muito similar ao que passaremos a ver no Windows 10 com a futura atualização semestral.

Correção de bugs

A build 19042.964 traz consigo algumas correções adicionais de bugs que causavam falhas graves nos testes de segurança das organizações com um dispositivo Windows. Um bug do "modo S", projetado para a segurança na instalação de aplicativos, fazia o recurso de funcionar corretamente, também sendo corrigido.

Outro problema relatado pelos usuários era um ficheiro do sistema que executa as políticas de segurança na autenticação do usuário. O "lsass.exe" passou a utilizar mais memória que o habitual, causando um logon mais lento no sistema.

Entretanto, a Microsoft aponta que alguns bugs ainda estão sendo analisados para que possam ser corrigidos, como uma queda brusca e repentina na taxa de quadros por segundo na execução de jogos e mídias, além de falhas no editor de método de entrada. Esses problemas deverão ser abordados nas builds disponibilizadas para o programa Windows Insider.

Novas builds

Para o programa Windows Insider, as distribuições de abril trouxeram melhorias em diversos aspectos falhos do sistema, tais que deverão ser corrigidos em versões estáveis nas próximas atualizações cumulativas ou na distribuição 21H1.

Uma das principais reclamações dos usuários que possuem vários monitores conectados à máquina era a falha de gráficos que fazia os aplicativos em execução serem arranjados de forma aleatória após o sistema voltar do modo de espera. O problema fazia com que diversas janelas fossem realocadas para um único monitor que fosse conectado por DisplayPort.

Desenvolvedores da Microsoft apontaram que esse bug era causada por um código falho do Rapid HPD, função que define como o Windows deve renderizar os aplicativos em monitores externos.

A referência técnica que usamos para descrever esse problema é conhecida como Rapid Hot Plug Detect. Esse comportamento impacta as configurações em monitores externos do DisplayPort, o que resulta em rearranjos indesejados da área de trabalho.

Michelle Xiong
Gerente de Programas da Equipe de Gráficos da Microsoft

Além das correções, a partir da mais recente build 21370, os controles de áudio em dispositivos Bluetooth será otimizado com um ponto unificado para o dispositivo Bluetooth. Confira abaixo a versão mais antiga do mixer em comparação com o design atual integrado nas builds para testadores.


Para usuários da versão mobile do Windows 10, o teclado touch ganhará novas animações, que também deverão refletir em todas as janelas abertas. Além desse detalhe principal, alguns ajustes na interface da barra de endereços do File Explorer poderão ser observados.

O pacote 21H1 para a atualização do Windows 10 é prevista para ser disponibilizada em maio, e deverá contar com a maioria das novidades citadas entre as builds para testadores. Por ora, a atualização KB5001391 já está disponível para usuários do Windows 10 2004 e Windows 10 20H2 e deverá oferecer algumas prévias do update principal.

Já atualizou seu PC? O que achou das novidades? Conte nos comentários!


0

Comentários

Windows 10 recebe builds para correção no arranjo de janelas e ganha novos recursos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista