LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Sem sideloading! iPhone é mais seguro por não permitir instalação de apps fora da loja, sugere Apple

04 de novembro de 2021 5

Em termos simples, o sideloading é uma técnica que permite a instalação de aplicativos que não estão disponíveis em lojas oficiais, como a Google Play Store e Samsung Galaxy Store. Essa prática é comum entre os usuários do Android, tais que desfrutam da vantagem de acessar uma grande variedade de apps indisponíveis em suas plataformas oficiais.

A Apple, por outro lado, possui uma visão totalmente contrária ao sideloading. O iOS é um sistema operacional totalmente fechado à instalação de software não hospedado em sua loja oficial, a App Store. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, afirma que a prática é “melhor amiga” de hackers.


Em seu discurso no Web Summit 2021, o executivo posicionou a big tech contra uma proposta de livre mercado elaborada pela Comissão Europeia — região em que a empresa já enfrenta divergências de estratégia — que, caso seja aprovada, obrigaria que a Apple permitisse a instalação de aplicativos fora da App Store do iOS.

De acordo com Federighi, a proibição do sideloading é o que separa o baixo índice de ataques ao iOS de “5 milhões de ataques por mês ao Android”, segundo o próprio, e se a companhia fosse obrigada a derrubar suas políticas, as “portas estariam abertas para malware”.

Argumentos também foram proferidos contra uma solução mais popular que permitiria usuários a decidirem por si sobre a possibilidade de sideloading. Conforme as declarações, os “criminosos são espertos” e podem camuflar aplicativos e sites maliciosos facilmente durante o uso do smartphone, mesmo por usuários mais experientes.

Gráfico exibido por Federighi denota parcela de relatos de malware em diferentes plataformas.

Federighi opina além e ressalta que, mesmo que haja o público entusiasta capaz de identificar um malware antes de maiores prejuízos, crianças e idosos ainda representam uma parcela de usuários do iPhone. “O fato de que qualquer um poderia ser afetado por um malware não é algo que deveríamos apoiar”, conclui.

Preocupações foram levantadas em torno do sideloading sobre a privacidade, isto sem incluir os possíveis danos à massiva receita da App Store. “Os aplicativos de mídias sociais provavelmente tentariam burlar as proteções de privacidade da App Store e disponibilizar seus apps somente através de sideloading”.

É curioso notar que a mesma prática funciona há várias décadas em sistemas que incluem o próprio macOS. O Mac permite a instalação de programas de terceiros fora da loja de aplicativos oficial graças ao Gatekeeper, um sistema que verifica o identificador de desenvolvedores para confirmar a genuinidade de um software.

Várias pesquisas afirmam que, de fato, o iOS possui melhor proteção de dados de usuários que o Android, em partes, devido ao App Tracking Transparency (ATT). Por outro lado, desenvolvedores criticam a comissão de 30% da App Store, política alvo de investigações por diversas entidades antitruste ao redor do mundo.

Por ora, a Apple parece irredutível quanto à implementação de suporte ao sideloading no iPhone.

Veja mais!


5

Comentários

Sem sideloading! iPhone é mais seguro por não permitir instalação de apps fora da loja, sugere Apple
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista