
Economia e mercado 04 Nov
04 de novembro de 2021 5
Em termos simples, o sideloading é uma técnica que permite a instalação de aplicativos que não estão disponíveis em lojas oficiais, como a Google Play Store e Samsung Galaxy Store. Essa prática é comum entre os usuários do Android, tais que desfrutam da vantagem de acessar uma grande variedade de apps indisponíveis em suas plataformas oficiais.
A Apple, por outro lado, possui uma visão totalmente contrária ao sideloading. O iOS é um sistema operacional totalmente fechado à instalação de software não hospedado em sua loja oficial, a App Store. Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, afirma que a prática é “melhor amiga” de hackers.
Em seu discurso no Web Summit 2021, o executivo posicionou a big tech contra uma proposta de livre mercado elaborada pela Comissão Europeia — região em que a empresa já enfrenta divergências de estratégia — que, caso seja aprovada, obrigaria que a Apple permitisse a instalação de aplicativos fora da App Store do iOS.
De acordo com Federighi, a proibição do sideloading é o que separa o baixo índice de ataques ao iOS de “5 milhões de ataques por mês ao Android”, segundo o próprio, e se a companhia fosse obrigada a derrubar suas políticas, as “portas estariam abertas para malware”.
Argumentos também foram proferidos contra uma solução mais popular que permitiria usuários a decidirem por si sobre a possibilidade de sideloading. Conforme as declarações, os “criminosos são espertos” e podem camuflar aplicativos e sites maliciosos facilmente durante o uso do smartphone, mesmo por usuários mais experientes.
Federighi opina além e ressalta que, mesmo que haja o público entusiasta capaz de identificar um malware antes de maiores prejuízos, crianças e idosos ainda representam uma parcela de usuários do iPhone. “O fato de que qualquer um poderia ser afetado por um malware não é algo que deveríamos apoiar”, conclui.
Preocupações foram levantadas em torno do sideloading sobre a privacidade, isto sem incluir os possíveis danos à massiva receita da App Store. “Os aplicativos de mídias sociais provavelmente tentariam burlar as proteções de privacidade da App Store e disponibilizar seus apps somente através de sideloading”.
É curioso notar que a mesma prática funciona há várias décadas em sistemas que incluem o próprio macOS. O Mac permite a instalação de programas de terceiros fora da loja de aplicativos oficial graças ao Gatekeeper, um sistema que verifica o identificador de desenvolvedores para confirmar a genuinidade de um software.
Várias pesquisas afirmam que, de fato, o iOS possui melhor proteção de dados de usuários que o Android, em partes, devido ao App Tracking Transparency (ATT). Por outro lado, desenvolvedores criticam a comissão de 30% da App Store, política alvo de investigações por diversas entidades antitruste ao redor do mundo.
Por ora, a Apple parece irredutível quanto à implementação de suporte ao sideloading no iPhone.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários