LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Grupo hacker teria roubado código-fonte da tecnologia DLSS da NVIDIA em ataque

02 de março de 2022 4

Na semana passada, o site Telegraph relatou que a NVIDIA foi “completamente comprometida” por um ciberataque de grandes proporções e segundo alegações de um grupo hacker, o código-fonte da popular tecnologia DLSS pode ser um dos dados roubados.

Recentemente, a NVIDIA Brasil teve Instagram hackeado e usado em sorteio falso.

O TechPowerUp alega ter recebido uma imagem de uma fonte anônima que mostraria arquivos C++, cabeçalhos e recursos da tecnologia DLSS. Ele afirma que as pessoas que mandaram a imagem estão analisando o código para entender como a ferramenta funciona.

Diversas fontes afirmam, inclusive o próprio TechPowerUp, que o grupo hacker LAPSUS$ assumiu a responsabilidade pelo ataque e roubou cerca de 1 terabyte de dados da maior companhia de microchips da América. Entre eles, estão projetos, drivers e informações de firmware.

Reprodução: TechPowerUp

O grupo teria liberado cerca de 75 GB para download que conteria 400.000 arquivos da empresa para o público. De acordo com imagens que estão circulando na internet, até mesmo senhas de funcionários foram comprometidas. A NVIDIA ainda não se pronunciou sobre o vazamento.

Caso a informação se confirme, ela revelará os segredos por trás da popular tecnologia DLSS e dará ferramentas para que desenvolvedores da comunidade possam levar o recurso para outras plataformas, com o Linux.

Além disso, as companhias rivais AMD e Intel, que lançaram suas próprias alternativas ao DLSS como MD FSR e Intel XeSS, respectivamente, também poderiam analisar o código-fonte vazado para obter informações em como melhorar seus próprios produtos. Entretanto, utilizá-lo diretamente em suas tecnologias poderia trazer sérias consequências legais.

DLSS (Deep Learning Super Sampling) é um recurso exclusivo das placas gráficas NVIDIA RTX e funciona ao utilizar uma inteligência artificial para fazer upscale da resolução nos jogos de PC. Ele permite que os jogadores consigam configurações gráficas superiores e melhores taxas de quadros por segundo em seus sistemas.

O LAPSUS$ também ameaça liberar uma forma de burlar a Lite Hash Rate (LHR) da NVIDIA que limita estritamente o desempenho de GPUs para mineração de criptomoedas. O grupo alega que fará isso para ajudar a comunidade de mineração e jogos.

Veja também


4

Comentários

Grupo hacker teria roubado código-fonte da tecnologia DLSS da NVIDIA em ataque
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista