
Segurança 22 Mar
01 de abril de 2022 0
O Projeto de Lei nº 2.630 de 2020, conhecido como “PL das Fake News”, teve uma nova versão apresentada pelo deputado e relator Orlando Silva (PCdoB-SP) na quinta-feira (31). A emenda atende às reclamações de diversas empresas de tecnologia, incluindo Google e Meta, visando aperfeiçoar o combate às notícias falsas em conjunto com as grandes mídias.
O novo texto revoga vedações sobre a “combinação do tratamento de dados pessoais dos serviços essenciais dos provedores com os de serviços prestados por terceiros”, motivo pelo qual o Google, Facebook, Instagram, Mercado Livre e Twitter publicaram uma carta conjunta que proferia críticas ao artigo 7 sobre o compartilhamento de dados com terceiros.
A proposta anterior, segundo as “big techs”, traria sérios impactos na publicidade digital e afetaria principalmente os pequenos e médios empreendedores que utilizam as plataformas de divulgação paga, visto que a lei também impediria a coleta de informações de usuários através das redes sociais para a criação de anúncios personalizados.
Com as vedações revogadas, o compartilhamento é permitido quando o uso de dados é destinado à “exploração direta e indireta no mercado em que atua ou em outros mercados” sem restringir a concorrência e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Havia a interpretação de que a lei poderia impedir a publicidade de pequenos negócios e prejudicar a indústria. Fiz um esforço grande para rever esse artigo e ter cuidado para proteger tanto as pessoas quanto à concorrência do mercado”, explicou o relator do projeto.
Segurança 22 Mar
Economia e mercado 21 Mar
O texto foi encaminhado para a avaliação de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, com requerimento de urgência para a votação, buscando conferir maior agilidade na elaboração e estabelecimento da chamada “Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet”.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários