LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Trojans e adware são os tipos de malware mais disseminados no Brasil, revela Avast

07 de abril de 2022 0

A Avast, empresa atuante no segmento de cibersegurança, divulgou nesta quinta-feira (7) novas informações sobre os tipos de malwares mais disseminados entre os dispositivos no Brasil. A lista contempla smartphones, tablets e computadores com diferentes sistemas operacionais.

De acordo com o relatório da empresa, os trojans lideram a lista dos tipos de malwares mais predominantes no Brasil, representando 26,86% das ameaças destinadas aos sistemas operacionais Windows e macOS, enquanto o Android é mais acometido pelos adwares em 56,36% dos casos.

Conforme explica Michal Salat, diretor de Inteligência de Ameaças da Avast, as ameaças costumam ser disseminadas por mensagens de e-mail, sites de compartilhamento de arquivos ou software ilegal, canais que apresentam um maior risco devido às limitações no escaneamento e controle das mídias recebidas.

Ainda que esses malwares estejam signifiquem a maioria dos casos, o relatório reforça que infectores de arquivo — vírus que insere códigos maliciosos em arquivos para corrompê-los — e adwares — categoria responsável pelo surgimento de enormes quantidades de anúncios e propagandas — também correspondem a uma grande parcela das ocorrências.

Relatório de malwares no Windows. (Imagem: Divulgação/Avast).

Além dessas variedades de vírus que são mais comuns nos aparelhos dos brasileiros, o país também vive uma enorme epidemia de droppers, malwares ladrões de senhas, mineradores de moedas (coinminers), trojans de acesso remoto (RATs), hacktools e bots, entre outros.

A crescente ameaça do mundo digital e surgimento de novos malwares acende um sinal de alerta sobre a importância da adoção de medidas de segurança no Android, iOS, Windows e macOS.

Relatório de malwares no Android. (Imagem: Divulgação/Avast).

Na semana passada o TudoCelular entrevistou Vojtech Bocek, Engenheiro Sênior de Segurança para Dispositivos Móveis da Avast, que deu maiores esclarecimentos sobre os principais vírus atuantes no mercado e como proteger seu smartphone — para ler a entrevista clique aqui.

Você se preocupa com a sua segurança on-line? Conta pra gente, comente!


0

Comentários

Trojans e adware são os tipos de malware mais disseminados no Brasil, revela Avast
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista