
Android 18 Abr
19 de abril de 2022 14
A Procuradoria da República em São Paulo enviou um ofício ao WhatsApp pedindo uma série de esclarecimentos e solicitando um adiamento do recurso de Comunidades para 2023. O órgão, que integra o Ministério Público Federal (MPF), indica que as Comunidades podem facilitar a propagação de desinformação durante as eleições deste ano.
Além disso, para justificar o adiamento do recurso para 2023, a Procuradoria cita a invasão do Congresso dos Estados Unidos em janeiro de 2021 após Donald Trump perder a eleição e não aceitar a derrota. Para os procuradores, ao lançar as Comunidades após as eleições de outubro, o WhatsApp pode acabar dando margem para que algo semelhante aconteça no Brasil.
Isso porque liberar o recurso antes da posse presidencial, em janeiro de 2023, pode fazer com que grupos se organizem dentro do mensageiro para invadir o Congresso Nacional ou praticar outro tipo de ato golpista.
A Procuradoria também cita que as Comunidades, apesar de entregarem uma facilidade aos usuários, também se torna um meio propício para a propagação de desinformação.
A ferramenta precisa ser vista com muito cuidado, pois pode, a depender de como vier a ser implementada, representar um real retrocesso do movimento de contenção de comportamentos abusivos potencialmente ligados à desinformação, que o WhatsApp, a princípio, vinha promovendo de forma eficiente nos últimos anos.
Por enquanto, o WhatsApp não se manifestou sobre o assunto, mas a Procuradoria estabeleceu um prazo de dez dias úteis para que o mensageiro encaminhe uma resposta formal.
Cabe lembrar que o presidente Jair Bolsonaro criticou o adiamento das Comunidades no Brasil e também promete se reunir com o WhatsApp em busca da liberação antecipada do recurso no país.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários