LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

MPF pede que WhatsApp adie para 2023 a liberação do recurso de Comunidades no Brasil

19 de abril de 2022 14

A Procuradoria da República em São Paulo enviou um ofício ao WhatsApp pedindo uma série de esclarecimentos e solicitando um adiamento do recurso de Comunidades para 2023. O órgão, que integra o Ministério Público Federal (MPF), indica que as Comunidades podem facilitar a propagação de desinformação durante as eleições deste ano.

Além disso, para justificar o adiamento do recurso para 2023, a Procuradoria cita a invasão do Congresso dos Estados Unidos em janeiro de 2021 após Donald Trump perder a eleição e não aceitar a derrota. Para os procuradores, ao lançar as Comunidades após as eleições de outubro, o WhatsApp pode acabar dando margem para que algo semelhante aconteça no Brasil.

Isso porque liberar o recurso antes da posse presidencial, em janeiro de 2023, pode fazer com que grupos se organizem dentro do mensageiro para invadir o Congresso Nacional ou praticar outro tipo de ato golpista.

MPF teme que as comunidades sejam usadas para arquitetar uma invasão ao parlamento brasileiro. Isso aconteceu nos Estados Unidos em 2021.

A Procuradoria também cita que as Comunidades, apesar de entregarem uma facilidade aos usuários, também se torna um meio propício para a propagação de desinformação.

A ferramenta precisa ser vista com muito cuidado, pois pode, a depender de como vier a ser implementada, representar um real retrocesso do movimento de contenção de comportamentos abusivos potencialmente ligados à desinformação, que o WhatsApp, a princípio, vinha promovendo de forma eficiente nos últimos anos.

Por enquanto, o WhatsApp não se manifestou sobre o assunto, mas a Procuradoria estabeleceu um prazo de dez dias úteis para que o mensageiro encaminhe uma resposta formal.

Cabe lembrar que o presidente Jair Bolsonaro criticou o adiamento das Comunidades no Brasil e também promete se reunir com o WhatsApp em busca da liberação antecipada do recurso no país.


14

Comentários

MPF pede que WhatsApp adie para 2023 a liberação do recurso de Comunidades no Brasil
  • Tudo isso pra ele aquele velho ladrão safado de 9 dedos. Ah! Eu comia carne ,ah! Eu fazia faculdade, vão achando que vai ter isso de novo bando de idiotas e outra coisa Bolsonaro que vá se lascar outro bandido que deveria tá preso junto com os filhos. Sigo fazendo como Enéas em não botar nessas bostas. Lavo minhas mãos

      • Não vem com esse papo de neutralidade, de "lavo minhas mãos". Não escolher é uma escola e tem consequências. Um deles pode ser só um mau presidente. O outro, é um aspirante a ditador, ex-deputado vagabundo, ladrão miliciano completamente imbecil que já colocou o país em risco várias vezes nos últimos 4 anos. Eles não tem comparação. Também não acho que o Lula é um bom candidato, mas ele está anos luz na frente desse bosta que está aí hoje.

        • Telegram tá aí de braçada.

            • Por essa lógica de impedir os grupos números no WhatsApp, a MPF deveria bloquear o mesmo recurso no Telegram rsrs nada faz sentido na atidude desses caras.

                • Acho que se alguém vota em um candidato enganado por notícias falsas é problema dela...libera logo essa bagaça...

                    • Tá mais que certo.
                      Reeleger é a coisa mais fácil do mundo, é só mostrar resultado, mas ele prefere iniciar a campanha da "mamadeira de piroc@" já que não tem nada pra mostrar.

                        • É justamente por vcs acreditarem nessas sandices que ele foi eleito. Vcs perderam pq chamaram a dona Maria do interior de fascista e nazista e vão perder novamente.

                            • nada pra mostrar?? me diga aonde q vc se informar.. pq vc está muito desinformado..

                              reforma da previdência;
                              reforma tributária e administrativa avançando no congresso;
                              lei da liberdade econômica;
                              marco civil das startup;
                              marco civil do saneamento básico;
                              marco civil das ferroviária;
                              privatizações de portos;
                              concessões de rodoviária;
                              leilões de aeroportos;
                              finalização de várias obras paradas a anos;
                              lei da BR do Mar;
                              lei de cabotagem;
                              diminuição de vários imposto...


                              isso só é um pouco das coisas q ele vem fazendo.. mas tem pessoas que fecham os olhos.. %u270C%uD83C%uDFFB

                                • Vamos desmentir um gado aqui:
                                  reforma da previdência; (O bolsonaro tirou as policias e o exercito da reforma)

                                  reforma tributária e administrativa avançando no congresso; (O bolsonaro não quer colocar os juizes e promotores que mais pesam na maquina)

                                  lei da liberdade econômica; (Ok vai 1 pontinho)

                                  marco civil das startup; (apenas sansão)

                                  marco civil do saneamento básico; (apenas sansão)

                                  marco civil das ferroviária; (apenas sansão)

                                  privatizações de portos; (Não rolou isso ainda)

                                  concessões de rodoviária;(Ta me tirando neh? isso todos os governos fazem desde 2014 com um boom de leilões)

                                  leilões de aeroportos; (Ta me tirando neh? isso todos os governos fazem desde 2014 com um boom de leilões)

                                  finalização de várias obras paradas a anos; (Pegou as obras quase prontas e fica tomando o credito indo inaugurar)

                                  lei da BR do Mar; (isso é a mesma coisa da lei da cabotagem, colocou ai pra encher linguiça)

                                  lei de cabotagem; (apenas sansão)

                                  diminuição de vários imposto...(O governo diminuiu impostos dos jogos e video games, projeto do kim katagiri, reduziu ipi de algumas coisas, reduziu o imposto da gasolina)

                                  Uma coisa que vc não falou que eu acho que é um grande ponto para o governo bolsonaro é o aumento da cota de importação de 500 para 1000 dolares, mas apenas isso.

                                  • Se pesquisar a fundo vai ver que isso não passa de falacias, mas tenho certeza que esse cara sequer liga pra isso, o que basta é forçar narrativas.

                                  • BozoAsno deve tá chorando escondido kkkkk

                                      • Pessoas cegas são assim. O problema não está em Bolsonaro se animar ou não com a chegada do recurso, mas sim com os direitos que os chefões estão tirando dos brasileiros sem você mesmo perceber só porque odeia o cara. Por isso que os menos instruídos são facilmente manipulados pelos poderes... Acorda e lava teu rosto.

                                        Android

                                        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                        Android

                                        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                        Especiais

                                        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                        Software

                                        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2