
Economia e mercado 27 Jul
05 de outubro de 2022 0
Um ataque cibercriminoso feito à Ferrari nesta terça-feira (4) resultou no vazamento de documentos sigilosos da montadora. A modalidade da ação parece ter sido de ransomware, que como o TudoCelular já noticiou recentemente, aumentou em 75% em computadores que utilizam Linux como sistema operacional.
Apesar de confirmar a exposição dos dados, a empresa nega ter sido vítima desse tipo de atitude. Por outro lado, quem assumiu a autoria do ataque foi a equipe RansomEXX, que divulgou em seu site na darkweb ter acesso a mais de 7GB de arquivos ligados à montadora de carros esportivos.
Entre esses arquivos estão planilhas, manuais de reparo exclusivos de oficinas autorizadas e outros dados sigilosos. No entanto, vale citar que a gangue não mencionou nada sobre ter feito negociações com a fabricante ou cobrado valor em troca de tudo o que obteve com o ataque aos seus sistemas.
Com a divulgação do material, especialistas em segurança e até mesmo fãs da marca estão analisando o conteúdo. A princípio, os dados revelados não parecem ter relação com o time de Fórmula 1, somente as ações ligadas aos carros esportivos. Do mesmo modo, informações pessoais de clientes, funcionários e parceiros não foram divulgadas.
A Ferrari, entretanto, diz não ter encontrado falhas, brechas e nem mesmo interrupções no funcionamento do seu sistema. Além disso, ela afirma não ter achado sinais de um ataque de ransomware. Mas, prometeu aprimorar a parte de segurança para evitar algum tipo de problema no futuro.
Essa situação ocorreu, curiosamente, após o anúncio feito pela montadora de uma parceria com o Bitdefender na parte de cibersegurança. Por anos, a empresa teve a Kaspersky como aliada, mas optou por não continuar com o acordo. A modalidade de ataque que teria atingido a companhia é uma das que mais afeta países como o Brasil, segundo relatório divulgado recentemente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários