LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

I Know What You Download, que monitora torrents, enfrenta acusações de pirataria

24 de outubro de 2022 0

Sites que compartilham torrents de filmes, jogos e vários outros tipos de conteúdo são constantemente detectados e tirados fora do ar —ainda que seus donos tenham cópias desses servidores, o que faz com que os sites sempre ressurjam logo em seguida, mesmo em outro endereço. Mas portais como o “I Know What You Download”, apesar de fazerem parte do universo da pirataria, não poderiam a princípio ser acusados disto, pois não oferecem links para downloads, senão um monitoramento por IP, para saber que downloads foram feitos via P2P.

De certa forma, é uma página que expõe a privacidade do que é ilegal, e dá uma visão de como determinado arquivo está se saindo no mundo, já que é possível ver onde estão outros peers de um torrent ao redor do mundo, por exemplo. Pois bem, mesmo assim, o “I Know What You Download” está sofrendo com diversas acusações de violação de direito autoral como se fosse um site de torrents e vem sofrendo na rede por isso.

Página de exemplo do I Know What You Download (Imagem: Reprodução)

Como hoje a sobrevivência de um site está também pautada pelo Google, empresas como Toei, Disney, Sky, Canal+, Columbia, Irdeto, Fox, Lionsgate, Sony e Netflix movem alertas para o mecanismo desde 2016 e se intensificaram no último ano. Até agora são mais de 9.400 protestos registrados a partir de quase 19 mil links — mas que não teriam validade, já que o site, apesar de trazer os nomes dos arquivos, não direciona para um site onde seria possível baixá-los.

Muitos protestos, aliás, dizem respeito a links que nem estava nos índices do Google quando foram denunciados — o que não faria sentido, já que a ideia é removê-los do espectro de busca. Seja como for, isso atrapalha na visibilidade do site. Até agora, 46% dos links protestados já foram removidos do Google.

"Muitas empresas implementam sistemas automáticos que pesquisam páginas com torrents com seu conteúdo. Normalmente, eles nos enviam um e-mail automático e nós respondemos que não distribuímos conteúdo algum", afirma Andrey Rogov, o dono do "I Know What You Download". "Mas provavelmente alguns apenas escrevem relatórios para o Google e é isso. Não gostamos, claro, mas acho que não podemos fazer nada sobre isso."

Esse processo automático, logo, dificultaria ainda mais a situação do site.


0

Comentários

I Know What You Download, que monitora torrents, enfrenta acusações de pirataria
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2