
Segurança 27 Jan
14 de fevereiro de 2023 2
A Canonical anunciou nesta terça-feira (14) a disponibilidade geral de um novo serviço para o Ubuntu. Trata-se do suporte para o kernel Linux de tempo real, projetado para as aplicações que exigem latência mínima de resposta do software em setores da telecomunicação, indústria automobilística, robótica e outras áreas da Indústria 4.0.
A desenvolvedora do sistema operacional de código aberto informa que o kernel de tempo real está disponível somente para membros do Ubuntu Pro, seu serviço de assinatura gratuito para uso pessoal e pequenas empresas, mas que cobra até US$ 500/ano por servidor que executa uma versão compatível do Ubuntu.
Sistemas operacionais de tempo real possuem funções similares às plataformas comuns, mas as aplicações executadas nesse tipo de software devem ter respostas muito mais ágeis com um tempo definido, e caso não atenda, erros fatais podem acontecer e causar prejuízos à empresa que o implementa.
As empresas industriais, de telecomunicações, automotivas, aeroespaciais e de defesa, bem como do setor público e do varejo, agora podem executar suas cargas de trabalho mais exigentes e desenvolver uma ampla gama de aplicativos sensíveis ao tempo no sistema operacional de código aberto.
Cabe frisar que há uma diferença entre resposta em tempo real e desempenho. Sistemas com garantia de latência ultrabaixa atendem exigências críticas de aplicações específicas e trabalha com níveis de prioridade mais definidos e totalmente previsíveis pelo desenvolvedor, portanto, seu foco é atender às demandas das tecnologias da “quarta revolução industrial”.
O Ubuntu 22.04 LTS é a única versão do sistema operacional compatível com o kernel de tempo real atualmente, e poderá funcionar com máquinas equipadas com processadores de arquitetura x86 ou ARM, garantindo mais abrangência ao serviço.
“O kernel em tempo real oferece desempenho e resiliência de nível industrial para fabricação, monitoramento e tecnologia operacional definidos por software”, explica Mark Shuttleworth, CEO da Canonical, destacando que o Ubuntu é a plataforma para Internet das Coisas (IoT) mais otimizada para produtos da AMD-Xilinx, NVIDIA, Intel e MediaTek.
O kernel com PREEMPT_RT, patch que habilita sua característica de respostas em tempo real, está disponível para todos os usuários de forma estável a partir de hoje.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários