
Google 23 Mar
O YouTube alertou os criadores que produzem conteúdo para a plataforma sobre um novo golpe bem sofisticado que envia um e-mail sobre mudanças na política de monetização do site de vídeos e induz a vítima a clicar em um link malicioso.
O e-mail em questão é particularmente confuso de ser identificado porque o endereço do remetente é: no-reply@youtube.com, o que faz parecer para os criadores de conteúdo ser algo que vem legitimamente do próprio gigante do streaming de vídeo.
⚠️ heads up: we’re seeing reports of a phishing attempt showing no-reply@youtube.com as the sender
— TeamYouTube (@TeamYouTube) 4 de abril de 2023
be cautious & don’t download/access any file if you get this email (see below)
while our teams investigate, try these tips to stay safe from phishing: https://t.co/x9Ysnm9SSm https://t.co/MNQtrB7zbx
A mensagem falsa diz que há mudanças na política de monetização do YouTube e "exige" que o usuário clique em um link e baixe um documento. O download do arquivo compromete a segurança e a privacidade do dispositivo, por isso deve ser evitado.
Não há nenhuma palavra do YouTube informando que a empresa está fazendo algo específico para combater essa onda de e-mails de phishing até agora. Em algum momento após o problema ganhar popularidade, os golpistas devem parar de usar o método.
O recomendado pelos especialistas em segurança virtual é fazer uma pesquisa rápida no Google e ver se é algo comum ou conhecido antes de clicar em links. Mesmo que o e-mail não pareça suspeito, vale a pena fazer uma verificação rápida online.
Outra característica comum é que esses e-mails geralmente induzem o usuário baixar um arquivo ou ir para uma página da web, implicando em algum tipo de urgência que geralmente não faz sentido. Uma empresa legítima raramente exigiria isso.
E você, recebeu um e-mail do tipo? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários