LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Deputada apresenta lei que pretende regulamentar o Tinder e apps de namoro no Brasil

29 de maio de 2023 24

A deputada federal Luzianne Lins (PT-CE) apresentou um projeto de lei que pretende regulamentar os aplicativos de relacionamento no Brasil. De acordo com a proposta, a intenção é melhorar a segurança e atribuir responsabilidades às plataformas.

O PL 2811/2023 foi protocolado na última quinta-feira (25) e o texto prevê que Tinder e outros apps devam verificar a identidade de todos os usuários, incluindo a confirmação de idade e a validação de informações pessoais com documentos.

Outra medida exigida pelo PL também prevê a disponibilização de canais de comunicação para que os usuários possam denunciar condutas impróprias, abusivas ou criminosas.

Imagem/reprodução: Luizianne Lins (PT/CE).

A lei ainda busca combater o amplo uso de perfis falsos e, para que isso aconteça, as plataformas devem responder rapidamente todas as denúncias e fiscalizar constantemente sua base de usuários.

Caso tais medidas não sejam cumpridas, as empresas receberiam primeiramente uma advertência. Entretanto, aquelas que continuarem não atendendo a lei, devem pagar uma multa de 5% do seu faturamento, com teto de R$ 50 milhões.

Em última instância, em casos mais graves de descumprimento, o PL prevê que os aplicativos podem até mesmo ser proibidos de funcionar em território brasileiro. A deputada justifica a necessidade do projeto de lei:

O presente projeto de lei busca preencher uma importante lacuna na legislação brasileira em relação à proteção dos usuários dos aplicativos de relacionamento, estabelecendo medidas de segurança na prestação desses serviços e atribuindo responsabilidades às suas prestadoras. A proposta, ao mesmo tempo em que preserva a liberdade de uso e oferta das aplicações na internet, garante que os serviços fornecidos sejam prestados de forma segura e responsável.

Por enquanto, não há previsão para que o PL seja votado pela Câmara.

Tinder

Desenvolvedor: Tinder, Inc.

Grátis - oferece compras no app

Tamanho: Varia de acordo com a plataforma


24

Comentários

Deputada apresenta lei que pretende regulamentar o Tinder e apps de namoro no Brasil
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2