
Economia e mercado 03 Jul
A China lançou o seu primeiro sistema operacional para computadores chamado OpenKylin. A novidade foi anunciada pela imprensa estatal e faz parte de um programa que visa tornar o país independente de tecnologias desenvolvidas nos Estados Unidos.
Segundo o governo chinês, o software é baseado no Linux de código aberto e foi construído por uma comunidade de aproximadamente 4 mil desenvolvedores.
Além disso, o OpenKylin já está sendo usado em computadores do governo central, estatais, geradores de energia, plantas nucleares e outras empresas privadas de tecnologia que precisam de um sistema independente do ocidente.
A mídia estatal também celebrou o crescimento do mercado de sistemas operacionais da China, que atualmente vale 15,5 bilhões de yuans. Ou seja, esse é um mercado potencial que a Microsoft pode perder com a migração do Windows para o OpenKylin.
Apesar de estar presente em um número menor de computadores ligados ao governo, o MacOS da Apple também está sendo abandonado oficialmente.
Além do novo sistema operacional, empresas privadas chinesas estão trabalhando em alternativas para softwares de produtividade, como o pacote Office e até mesmo editores de vídeo.
A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação, sendo que mais de cinco empresas desenvolvem essas alternativas.
Com isso, além de se tornar independente no segmento de semicondutores, a China também anseia ter um ecossistema próprio de softwares.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários