LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Perigo no WhatsApp: aplicativo se torna alvo de malware que rouba dados de conversas

02 de agosto de 2023 0

O WhatsApp é um dos aplicativos mais utilizados no Brasil e agora ele se tornou alvo de um malware chamado CoverIm, que rouba dados de mensagens com texto, áudio, imagens e até vídeos dos usuários.

Segundo a empresa de segurança CYFIRMA, o malware é distribuído por meio do aplicativo SafeChat, que promete tornar as conversas dos usuários mais seguras, mas faz justamente o contrário.

A propagação é feita pelo próprio WhatsApp, por onde o SafeChat é enviado para os usuários via links de sites maliciosos que induzem à sua instalação no aparelho. Ao ser aberto, o SafeChat pede diversas permissões, que permitirão que o CoverIm se apodere do smartphone e das conversas armazenadas em aplicativos como WhatsApp, Telegram e Signal.

No momento o CoverIm está visando contas do sul da Ásia, mas qualquer celular que tenha o SafeChat instalado pode ter informações roubadas.

A CYFIRMA ainda não sabe dizer qual a origem da campanha envolvendo o malware, mas a principal recomendação é nunca instalar aplicativos de fontes desconhecidas, pois a infecção é quase impossível de ser detectada.

Caso suspeite que o seu celular foi infectado com um malware, o ideal é desinstalar o aplicativo, instalar um software antivírus para eliminar a infecção, alterar todas as suas senhas e, em último caso, formatar o aparelho.

Para não ser infectado, o ideal é sempre desconfiar de links suspeitos recebidos via WhatsApp, Facebook, Instagram, Telegram ou qualquer outro aplicativo, mesmo que ele tenha sido enviado por alguém conhecido. Manter o sistema operacional do seu celular e os aplicativos atualizados também é uma ótima forma de ter as proteções mais recentes contra malwares.


0

Comentários

Perigo no WhatsApp: aplicativo se torna alvo de malware que rouba dados de conversas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista