Google 11 Set
O Pix vem sendo utilizado por bandidos para aplicação de golpes desde o seu lançamento. Um dos métodos foi até chamado de "Urubu do Pix" e foi investigado pelo TudoCelular. Entretanto, este assunto entrou em evidência novamente por um caso onde uma mulher conseguiu escapar do golpe ao fazer uma espécie de quiz com os bandidos.
O caso ocorreu em Teresina (PI), onde a mulher, que preferiu não se identificar, conseguiu escapar de um golpe no qual os bandidos pediam mais de R$ 2 mil fingindo ser o seu filho e utilizando uma foto dele no perfil da conta.
Inicialmente os bandidos entraram em contato dizendo que o novo número seria utilizado apenas para fins pessoais, pois o outro se tornaria exclusivo para o trabalho. A mulher desconfiou do golpe minutos depois quando os bandidos pediram a transferência via Pix:
Eu fiquei desconfiada. Não era a forma que ele [filho da vítima] falava. Mas eu salvei o número. Depois, ele me pediu uma quantia alta, o que também me fez estranhar. Foi mais de R$ 2 mil.
Ao receber o pedido de transferência, a teresinense conta que manteve a calma e perguntou algo que apenas o seu filho saberia: "Qual o nome da tua avó paterna? Diz aí". O bandido questionou se ela estava desconfiada imediatamente, o que ela confirmou.
A mulher destaca como medidas de segurança combinadas com os membros da sua família são importantes nestes casos:
Em casa, a gente tem um combinado. Quando alguém precisa fazer transferência, a gente liga um para o outro para identificar se está tudo certo. E ele não atendeu. Depois ele mandou o PIX no nome de Ana Paula. Aí eu não aguentei. Vi que era golpe, tentei identificar quem era e depois eu respondi ele grossa e bloqueei.
Desta forma, o recomendado é sempre seguir este exemplo ao receber pedidos de transferência em dinheiro: questione sobre detalhes que apenas alguém conhecido saberia responder e exija uma chamada de vídeo para confirmar os detalhes. Caso a conta negue, não faça a transferência.
Além disso, é sempre recomendado ativar a verificação em duas etapas no WhatsApp, pois assim hackers não conseguirão utilizar a sua conta mesmo se ela for invadida, pois uma senha adicional será pedida.
Comentários