
09 Nov
13 de novembro de 2023 75
Uma verdadeira batalha entre o YouTube e os bloqueadores de anúncios foi iniciada no fim de outubro com a nova política que interrompe usuários que utilizam extensões como AdBlock no desktop. Agora as coisas não estão nada boas para o Google, processado por rastrear as pessoas para direcionar estes bloqueios.
O processo foi aberto pelo consultor de privacidade Alexander Hanff, que prestou uma queixa contra o YouTube na Polícia Nacional da Irlanda. Nela, Hanff afirma que o YouTube está usando scrips de rastreamento ilegais para identificar usuários que utilizam bloqueadores de anúncios.
Em entrevista ao The Register, Hanff disse:
Considero o script do YouTube um spyware - também conhecido como tecnologia de vigilância, pois é implantado sem meu conhecimento ou autorização no meu dispositivo com o único propósito de interceptar e monitorar meu comportamento (se os anúncios carregam ou não no meu navegador ou são bloqueados por um bloqueador de anúncios).
Hanff também prestou uma queixa na Comissão Irlandesa de Proteção de Dados sobre os métodos do YouTube. O órgão já está atrás do Google para obter mais respostas para definir se o YouTube está realmente violando a privacidade dos usuários, o que é considerado crime na União Europeia (UE).
Optei por seguir o caminho da queixa-crime porque, historicamente, os reguladores da UE têm sido absolutamente resolutos na aplicação da Lei de Privacidade e Comunicações Eletrônicas.
O consultor ainda relata que o YouTube deveria pedir permissão para rastrear os usuários em busca do uso de bloqueadores de anúncios no navegador.
Por outro lado, é preciso lembrar que os termos do YouTube proíbem o uso destas ferramentas, então ainda não sabemos qual será a decisão da União Europeia, pois o Google ainda não respondeu aos seus questionamentos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários