LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Google Play Protect bloqueará instalação de apps maliciosos automaticamente em breve

07 de fevereiro de 2024 20

Eugene Liderman, Diretor de Estratégia de Segurança Móvel do Google, revelou hoje que o novo sistema de varredura aprimorada em tempo real do Google Play Protect para celulares Android já bloqueou mais de 3,1 milhões de instalações de 515 mil aplicativos maliciosos em todo o mundo. Agora uma nova medida de proteção será lançada em um projeto-piloto em Cingapura.

O novo recurso foi lançado em outubro de 2023 e já está disponível no Brasil, em Cingapura, Índia e Tailândia para evitar que aplicativos baixados de fora da Google Play roubem dados e causem fraudes financeiras no dispositivo.

Segundo o Relatório Global Sobre Estado dos Golpes em 2023 da Global Anti-Scam Alliance, 78% de usuários de smartphones já foram vítimas de tentativas de golpes no último ano. Dentre eles, 45% dizem estar sofrendo mais tentativas de golpes nos últimos 12 meses.

Para evitar que usuários caiam em golpes como estes, o Google Play Protect em parceria com a Agência de Segurança Cibernética de Cingapura (CSA) iniciará o bloqueio automático da instalação de aplicativos maliciosos como parte de um projeto-piloto em Cingapura.

O sistema funciona assim: o Google Play Protect analisará as permissões declaradas pelo aplicativo em tempo real a procura de 4 solicitações de tempo de execução: RECEIVE_SMS, READ_SMS, BIND_Notifications e Acessibilidade, que são geralmente utilizadas para interceptar códigos via SMS e espionar o conteúdo da tela do celular.

Caso o aplicativo exija estas permissões, o Google Play Protect fará uma análise detalhada dele e bloqueará a sua instalação para evitar golpes. Um aviso será mostrado na tela do smartphone explicando porque a instalação não foi permitida.

Ainda não há previsão para expansão do programa para mais regiões, pois o Google diz que ainda coletará dados sobre a eficiência do novo método para aprimorá-lo antes de liberá-lo para mais usuários.

Falando em fraudes, o Nubank lançou um novo recurso que permite bloquear chamadas falsas em nome dela. Veja como ativar a proteção aqui.

Saiba mais


20

Comentários

Google Play Protect bloqueará instalação de apps maliciosos automaticamente em breve
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista