Dell 05 Set
Parece que, pela segunda vez em 2024, a Dell foi alvo e vítima de mais uma invasão hacker, pois um famoso criminoso virtual conhecido como “grep” diz ter roubado dados de milhares de funcionários da empresa. O invasor afirma ter conseguido os dados de 10,8 mil funcionários e de outras parceiras da marca.
Entre os dados obtidos pelo cibercriminoso, há nome completo, identificador do colaborador e a atual posição de cargo da pessoa em questão. O hacker divulgou as informações em uma postagem em um fórum chamado BreachForums, conhecido pela venda e compra de dados roubados.
A lista do hacker também inclui o número de identificação de cada um dos funcionários que estão na lista. Esse acesso é único para cada trabalhador e ao ser roubado, é possível cometer fraudes por meio de ataques de phishing.
Apesar de ter divulgado os diversos dados dos trabalhadores da empresa, grep não deu um único detalhe sobre o ataque, mas é possível que o cibercriminoso tenha invadido o computador de algum funcionário ou login para poder coletar os dados de todos os outros envolvidos.
A Dell entrou deu uma nota ao site Hackread, explicando que está “ciente das alegações” e que segue investigando esse vazamento em questão. Apesar dos dados de identificação da empresa, nenhuma senha ou informações pessoais de identidade dos funcionários foram vazados, além de que apenas dois emails presentes na lista são do domínio da Dell.
Em outras palavras, o vazamento pode ter acontecido por meio de setores isolados da empresa ou por causa de alguma empresa terceirizada, mas aí somente com uma investigação mais aprofundada para determinar de fato o que aconteceu. Recentemente, a Dell anunciou uma onda de demissões na companhia para focar em IA.
Comentários