08 Outubro 2024
Segundo usuários de Samsung Galaxy um pouco mais antigos, uma nova atualização liberada pela marca está causando problemas em seus aparelhos. A situação foi reportada por centenas de usuários em um subfórum do Reddit e, aparentemente, a única solução é a restauração de fábrica.
Segundo as postagens, os aparelhos mais afetados são os da linha S10 e Note 10, junto aos Galaxy M51 e A90. Confira a lista de dispositivos que foram relatados como afetados até o momento:
- Samsung Galaxy S10 Lite
- Samsung Galaxy S10e
- Samsung Galaxy S10
- Samsung Galaxy S10+
- Samsung Galaxy S10 5G
- Samsung Galaxy Note10
- Samsung Galaxy Note10+
- Samsung Galaxy Note10+ 5G
- Samsung Galaxy M51
- Samsung Galaxy A90
Com a instalação da atualização, o telefone não consegue mais concluir o processo de inicialização, ficando “travado” na tela de boot — situação conhecida como “bootloop”, onde o aparelho entra em um ciclo infinito de reinicialização.
Aparentemente, a causa do problema está relacionada com a atualização do app SmartThings Framework, da própria Samsung – que apesar de não aparecer na gaveta de aplicativos, pode ser encontrado na lista de apps nas configurações.
Com isso, se você tem um dos aparelhos listados acima, é altamente recomendado que você desative – pelo menos por enquanto – as atualizações automáticas de apps dentro das configurações da Galaxy Store:
Como fazer uma restauração de fábrica
Se você foi afetado pelo problema e seu aparelho está em um processo de boot sem fim, a única solução até o momento parece ser restaurar o dispositivo para as configurações de fábrica – o que apagará aplicativos instalados e dados que não foram salvos em backup.
Para aqueles que não estão familiarizados com o processo, é muito simples:
- Aperte e segure simultaneamente os botões de ‘ligar’ e de ‘volume para cima’ por 7 segundos;
- Passado o tempo, solte o botão de ‘ligar’ enquanto ainda mantém pressionado o ‘volume para cima’;
- Um menu de reboot deverá ser mostrado. Selecione a opção de restauração de fábrica ou “factory reset”.
Aguarde até que o processo seja concluído. É provável que você tenha que inserir as informações das suas contas Samsung e Google para voltar a usar o aparelho normalmente. Afinal, o dispositivo retornou para as configurações de antes de sair da caixa pela primeira vez.
Comentários