
Apple 11 Set
13 de janeiro de 2025 0
Uma nova brecha de segurança foi descoberta no controlador proprietário USB-C ACE3 do iPhone; responsável por gerenciar o carregamento e a transferência de dados do aparelho. A descoberta foi apresentada na 38ª edição da Chaos Communication Congress, que aconteceu no último mês de dezembro na cidade de Hamburgo, Alemanha.
Revelada pelo pesquisador de segurança Thomas Roth durante o congresso, a falha pode comprometer os dados do usuário e a própria integridade do dispositivo.
Ao usar engenharia reversa sobre o controlador, Roth foi capaz de expor determinados protocolos de comunicação, além do firmware interno. Com isso, foi capaz de reprogramar o controlador a fim de permitir ações não autorizadas – incluindo ignorar verificações de segurança e injetar comandos maliciosos.
O controlador proprietário – ACE3 – fez sua primeira aparição no iPhone 15, marcando a despedida da Apple da porta Lightning e a chegada do padrão USB-C aos aparelhos da empresa. Segundo especialistas, o componente é um microcontrolador completo, responsável por operações que estão ligadas diretamente a vários barramentos internos dos dispositivos.
De acordo com o portal internacional especializado Cyber Security News, o hack do controlador tem grandes implicações em termos de segurança para os aparelhos da marca, já que poderia levar a jailbreaks sem impedimentos ou implantes de firmwares fixos capazes de comprometer o sistema operacional principal. Agentes mal-intencionados poderiam usar da vulnerabilidade para ter acesso a dados confidenciais ou para controle dos dispositivos.
Embora os donos de iPhone ainda não precisem se preocupar imediatamente – dado a própria complexidade do processo –, Adam Pilton, consultor sênior de segurança cibernética da Cybersmart, afirma que criminosos cibernéticos irão analisar as novas informações meticulosamente a fim de encontrar uma fraqueza que lhe permita cometer seus crimes. “É como se estivessem segurando a planta-baixa de um banco”, acrescenta.
A Apple já sabe do ocorrido. Ao ser entrevistado pela Forbes, Roth revelou ter comentado à empresa sobre suas descobertas. Inicialmente, a companhia afirmou que iria resolver o problema, mas logo voltou atrás ao ver que se tratava de uma falha de hardware, não de software. De qualquer forma, ao ver a complexidade do método, afirmou não ver a vulnerabilidade como uma ameaça.
De qualquer forma, a descoberta pode servir como uma base para uma futura mudança no projeto de controladores futuros, embarcados em lançamentos vindouros da marca. Afinal, ainda segundo especialistas, a brecha encontrada é consequência de uma implementação fraca de segurança no firmware do controlador USB-C.
Quem for especialista da área e quiser conferir a apresentação completa de Thomas Roth, durante o congresso, a fim de entender cada detalhe da vulnerabilidade, basta conferir este link aqui.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários