
Samsung 06 Mai
Atualização (16/07/2025) - GS
A Samsung liberou uma atualização importante no One UI 8 que corrige uma vulnerabilidade que afetava a Pasta Segura dos dispositivos Galaxy. A falha, descoberta há alguns meses, permitia que usuários com acesso físico ao aparelho visualizassem quais aplicativos e mídias estavam armazenados na Pasta Segura, mesmo sem desbloqueá-la. Embora os dados permanecessem criptografados, o simples fato de exibir essa informação comprometia a proposta de privacidade do recurso.
Com a nova atualização, a Samsung reclassifica a Pasta Segura como um “perfil privado” compatível com a arquitetura Private Space do Android 15. Essa mudança garante que componentes como o Photo Picker e o Permission Controller do sistema Android respeitem a privacidade dos dados ali armazenados. Assim, arquivos e informações de apps deixam de ser visíveis em consultas indiretas, fortalecendo a segurança do recurso.
No entanto, a proteção completa só é ativada quando o usuário opta por ocultar a Pasta Segura, o que desativa notificações, remove o ícone da tela inicial e interrompe a atividade dos aplicativos ali instalados. Apenas bloqueá-la não impede que certos dados sejam listados. Outro ponto de atenção é a limitação com launchers de terceiros: a integração com as APIs do Android 15 ainda não contempla apps como Nova Launcher e Niagara, o que pode fazer com que a Pasta Segura continue aparecendo nesses ambientes.
Sendo assim, a correção ainda possui alguns "furos", mas tendo em vista que a One UI 8 ainda está na fase beta, muitas novidades ainda podem ser implementadas até o lançamento da versão final da interface.
Você usa a Pasta Segura?
Atualização (06/05/2025) - MR
A Pasta Segura da Samsung é uma solução dos celulares e tablets Galaxy que permite ocultar aplicativos e arquivos de “bisbilhoteiros”. A ideia é que ela proteja suas coisas em um novo perfil com um bloqueio de tela.
Entretanto, uma falha na Pasta Segura permite que qualquer um veja quais aplicativos e fotos estão dentro dela. Até o momento, a Samsung não se pronunciou sobre o problema, então é provável que a sul-coreana esteja preparando uma correção. Segundo um vazamento, ela ocorrerá com a One UI 8.0.
Aplicativos e fotos são visíveis fora da Pasta Segura devido ao seu funcionamento. A Samsung cria um perfil profissional para o usuário, separado do pessoal. Por mais que os dados estejam empacotados, componentes específicos, como Galeria e Controle de Permissões, conseguem ver os conteúdos acabam expondo o que foi guardado em certas situações.
O Google tem a sua própria versão da Pasta Segura, introduzida no Android 15. Ela trata como um perfil privado diferente do usuário, o que faz com que certas funções do sistema operacional a vejam diferente. Quando o perfil está bloqueado, ele fica oculto da galeria, do Controle de Permissões e outros recursos do sistema.
Also noticed, SecureFolder now uses new android Private Space api instead of work profile! There are some small ui changes also: pic.twitter.com/MUYDGTFxiS
— IposDev (@DevOfIpos) May 5, 2025
A Samsung corrigiria a Pasta Segura ao adotar a solução do Google, segundo o informante DevOfIpos. Em uma imagem vazada no X (ou Twitter, se preferir), ele revela que a sul-coreana utiliza a API Private Space na One UI 8.
Na descrição que aparece quando a Pasta Segura é utilizada, aplicativos dentro da Pasta Segura não irão funcionar e enviar notificações enquanto a pasta estiver oculta. Isso pode trazer alguns problemas, mas deve corrigir bugs em que apps mandavam notificações ou vazavam mídia armazenada.
Ainda não há previsão para a One UI 8 ser lançada. Como a versão estável do Android 16 está próxima de ser lançada, novidades devem ser divulgadas em breve. Entretanto, como a distribuição da One UI 7 foi atrasou, é provável levar algum tempo para a próxima versão da interface chegar.
Texto original - 14/04/2025
Apesar da Samsung ainda não revelar o motivo por trás da pausa na distribuição da One UI 7.0, uma falha de segurança grave foi encontrada na Pasta Segura do sistema.
Isso porque alguns usuários descobriram que o software permite a visualização de imagens guardadas dentro da Galeria da Pasta Segura, mesmo com ela bloqueada.
Essa visualização inesperada acontece porque a Galeria cria "Stories" automáticos com fotos escondidas na Pasta Segura e ainda notifica o usuário dessa "novidade" nada agradável.
Assim, ao tocar na notificação, o usuário consegue visualizar todas as fotos comprometedoras que estavam protegidas.
Conforme explica o SamMobile, isso acontece de tempos em tempos e o usuário sequer precisa fazer a autenticação para ver o conteúdo que deveria estar bem guardado na Pasta Segura.
No momento, aqueles usuários que já receberam a One UI 7.0 podem desativar a criação de Stories dentro da Galeria, acessando as configurações do aplicativo na Pasta Segura.
Assim, ao menos por enquanto será possível evitar qualquer incidente com conteúdo comprometedor sendo vazado para pessoas que não deveriam visualizar.
Cabe lembrar que, além do problema da One UI 7.0, a Samsung também tem enfrentado reclamações de bug na câmera do Galaxy S25 Ultra.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários