LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nasceu! Microsoft corrige bug do Windows 11 que afetava dual boot com Linux depois de 9 meses

15 de maio de 2025 7

Embora a Microsoft sempre tenha a melhor das intenções quando libera uma nova atualização para o Windows 11, por vezes ela comete equívocos. Ainda em agosto do ano passado, um update de segurança acabou quebrando o dual boot entre o sistema e algumas distribuições Linux como Debian, Mint, Ubuntu, Zorin e algumas outras. Agora, cerca de 9 meses depois, o problema parece ter sido finalmente resolvido.

Atualização de agosto do ano passado prejudicou alguns usuários que tinham dual boot do Windows 11 com o Linux - Imagem: reprodução

Ainda em 2024, alguns dias depois de liberar a atualização de agosto do Windows 11, mais especificamente o patch KB5041585, a Microsoft informou que a raiz do problema com o dual boot estava em uma implementação problemática do SBAT (Secure Boot Advanced Targeting), que bloqueia gerenciadores de inicialização antigos e vulneráveis checando o Secure Boot DBX – uma base de dados de executáveis UEFI bloqueados.

Para aqueles que atualizaram para a versão e precisavam voltar a ter total acesso aos dois sistemas, a empresa sugeriu um complicado caminho alternativo para resolver o problema, que envolvia mexer nas políticas de Registro do Windows.

Na ocasião, a empresa comentou:

Após instalar a atualização de segurança do Windows de agosto de 2024 (KB5041585) ou a atualização de pré-visualização de agosto de 2024, você poderá enfrentar problemas ao inicializar o Linux se tiver habilitado a configuração de inicialização dupla para Windows e Linux no seu dispositivo. Como resultado desse problema, seu dispositivo pode não inicializar o Linux e exibir a mensagem de erro "Falha na verificação dos dados do shim SBAT: Violação da Política de Segurança. Algo deu muito errado: Falha na autoverificação do SBAT: Violação da Política de Segurança".



As atualizações de segurança e pré-visualização do Windows de agosto de 2024 aplicam uma configuração de Direcionamento Avançado de Inicialização Segura (SBAT) a dispositivos que executam o Windows para bloquear gerenciadores de inicialização antigos e vulneráveis. Esta atualização do SBAT não será aplicada a dispositivos nos quais a inicialização dupla é detectada. Em alguns dispositivos, a detecção de inicialização dupla não detectou alguns métodos personalizados de inicialização dupla e aplicou o valor SBAT quando ele não deveria ter sido aplicado.

Mas a boa notícia é que o problema foi resolvido! Antes tarde do que mais tarde, ainda na última terça-feira (13), a Microsoft liberou uma nova atualização para o Windows 11 sob o número de versão KB5058405 que finalmente soluciona o problema de dual boot.

O update é para as versões 24H2, 23H2 e 22H2 do sistema, sendo que a 24H2 chega pelo patch KB5058411, enquanto as outras duas atendem pelo citado KB5058405. Para quem quiser conferir o registro de mudanças completo da atualização, ele já está disponível no site da Microsoft – que você pode ver clicando aqui. Aos interessados, a atualização já deve estar disponível através da seção dedicada do sistema operacional.

Veja também


7

Comentários

Nasceu! Microsoft corrige bug do Windows 11 que afetava dual boot com Linux depois de 9 meses
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2