
Android 18 Mar
28 de junho de 2016 0
Se você utiliza autenticação em duas etapas saiba que pode não estar tão seguro quanto pensa. Principalmente se a segunda etapa for código entregue via SMS. Isso porque hackers podem facilmente interceptar a mensagem enviada, bastando apenas saber o número de telefone. A afirmação foi feita por Jonathan Zdziarski, pesquisador de segurança e especialista forense.
Zdziarski também afirma que o sistema não pode ser considerada "em duas etapas", já que o site apenas envia um código via SMS para o smartphone do usuário. A ideia desse método de segurança é testar a identidade do usuário através de algo que eles sabem (no caso, a senha) e algo que eles possuem (smartphone ou outro dispositivo). Segundo Zdziarski, o SMS não é algo que o usuário tem e sim algo que o enviam, permitindo a interceptação.
Claro que utilizar o autenticador em duas etapas via SMS é melhor do que não ter nenhuma segurança extra, mas existem outras possibilidades. Aplicativos como o Google Authenticator geram um código no aparelho Android ou iOS, que é o mesmo gerado pelo site em questão. Esse código muda a cada 30 segundos, o que garante maior segurança. É a mesma ideia dos cartões de segurança ou tokens entregues a clientes de bancos, onde é preciso digitar a senha e o código gerado.
O caso do ativista DeRay McKesson que teve sua conta no Twitter hackeada é um exemplo de como a autenticação em duas etapas via SMS é falho. Pelo microblog, o ativista informou que os invasores ligaram para a Verizon - sua companhia de celular - e convenceram a empresa a enviar os SMS para outro número de telefone. Apesar desse ser o caso mais recente, também já foram alvo de hackers outros ativistas políticos do Irã e da Rússia, que tiveram suas contas do Telegram invadidas.
O Twitter afirmou, em comunicado, que está procurando formas de deixar o sistema e as contas dos usuários mais seguras, para que casos como esse não voltem a acontecer. A empresa deve implementar no futuro um novo sistema ou permitir que aplicativos de terceiros garantam maior segurança para o usuário, já que a única proteção extra fornecida pela rede social é o autenticador em duas etapas via SMS.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários