
Segurança 17 Out
Cumprindo a promessa de vazar ao menos uma informação relevante por semana até as eleições dos Estados Unidos, o WikiLeaks divulgou o email pessoal do presidente norte-americano Barack Obama. Até 2008, ou seja, antes de assumir o comando da Casa Branca, o político usava o endereço bobama@ameritech.net.
Informações compartilhadas pelo site mostram Obama recebendo orientações de John Podesta, hoje chefe de campanha de Hillary Clinton, para como se comportar em uma possível reunião do G-20. Isso, 20 minutos após Obama ter sido eleito presidente. A resposta, mostra o WikiLeaks, foi dada por Obama diretamente através de um Blackberry.
O WikiLeaks está sendo acusado de servir para a campanha de Donald Trump, bilionário e grande aposta do partido Republicano de chegar a presidência dos Estados Unidos. Assim como Trump, o site também estaria tendo ajuda de russos para realizar invasões aos sistemas eletrônicos.
No começo da semana, a internet de Julian Assange, o fundador e principal articulador da plataforma de vazamento de informações de interesse público, foi cortada. Ele vive exilado na embaixada do Equador na capital inglesa, Londres. Curiosamente, a interrupção da conexão se deu logo após ele disponibilizar ao público dados e emails da campanha e Hillary Clinton. Em memorando sobre a polêmica, o país latino-americano comentou que "o governo do Equador respeita o princípio da não-intervenção nos assuntos internos de outros Estados". Ou seja, Assange comprou uma encrenca até mesmo com quem está lhe oferecendo abrigo.
Emails de Obama e até mesmo do passaporte da primeira-dama Michelle Obama caíram na rede recentemente. Ninguém assumiu a autoria dos ataques, mas suspeita-se que o governo da Rússia esteja por traz das ações.
O WikiLeaks completou dez anos de existência na primeira semana de outubro. Entre os escândalos revelados estão as violações de direitos humanos na prisão de Guantánamo, assassinatos e ações truculentas contra civis durante a invasão do Iraque e Afeganistão e o fato da NSA, que teve arquivos secretos roubados por hackers, espionar praticamente todo mundo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários