
Economia e mercado 29 Ago
31 de agosto de 2018 5
Responsável basicamente por transferir, por exemplo, uma música do seu smartphone para o seu fone de ouvido sem fio através do Bluetooth, o codec de áudio aptX da Qualcomm reduz o tamanho dos dados de áudio através de algoritmos de compressão para que esses caibam em faixas limitadas de transferência sem fio, tentando, ao máximo, não comprometer a qualidade do som.
Agora, sob a intenção de entregar uma qualidade de áudio sem fio semelhante as vistas no modo tradicional, com fio, a Qualcomm anunciou o aptX Adaptive, uma nova geração de codec de áudio capaz de se ajustar dinamicamente ao conteúdo reproduzido e também as frequências de rádio do ambiente externo.
De acordo com a própria companhia, o novo codec permite, mantendo uma qualidade de áudio premium, uma transmissão de baixa latência e baixa taxa de bits oferecendo uma experiência sem fio excelente em atividades como ouvir música, jogar ou assistir vídeos. A tecnologia é projetada para se adaptar automaticamente ao conteúdo que está sendo reproduzido no dispositivo, oferecendo as melhores taxas de latência ou a melhor qualidade de áudio possível.
“O áudio otimizado para uma chamada telefônica é muito diferente do que para música ou para aplicativos em que a latência é fundamental, como jogos”, a empresa acrescenta.
Segundo Jonny McClintock, diretor de marketing de produto da Qualcomm, a grande maioria dos codecs de áudio da indústria são estáticos, o que pode levar a problemas de transmissão em ambientes menos propícios a transmissão sem fio.
“Muitos desses codecs foram projetados para ouvir música e simplesmente não são adequados para jogos de baixa latência e aplicativos de áudio / vídeo. O aptX foi uma das primeiras tecnologias a realmente ajudar a fazer a diferença na experiência de áudio Bluetooth e nós continuamos trabalhando duro para criar uma tecnologia que ajudará a transformar a experiência auditiva para a próxima geração de consumidores que querem substituir completamente o fio”, acrescentou o diretor.
O decodificador do aptX Adaptive, voltado para fones, headsets e alto-falantes, deverá chegar ao mercado no próximo mês (setembro) através dos chips de áudio Bluetooth CSRA68100 e QCC5100, da própria Qualcomm. Já o codificador do novo formato começará a ficar disponível para smartphones e tablets rodando Android Pie 9.0 a partir de dezembro deste ano.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários