
12 Dezembro 2022
Como já anunciado pela OPPO, esta quinta-feira (18) marca o lançamento oficial da interface ColorOS 13, a nova interface da fabricante chinesa baseada no novíssimo Android 13, liberado nesta semana para uma série de celulares Pixel. Agora, as fabricantes correm para atualizarem seus sistemas próprios para liberá-los, a princípio, para seus lançamentos e celulares mais avançados.
No caso, a OPPO escolheu a linha flagship Find X5 e Find X5 Pro e — além do dobrável Find N, do mercado chinês— para serem os primeiros a receber a novidade na China, modelos, aliás, que já haviam recebido uma versão beta da interface que deve ser encerrada em breve. A marca destaca a maior atenção dada aos aspectos visuais com o chamado "Aquatic Design", com animações mais fluídas e que tentam passar a sensação — bem abstrata, diga-se — de “mudança de cor da luz entre o nascer e o pôr do sol ao nível do mar”.
Em termos mais práticos, os elementos visuais aderem a um design que utiliza muitas soluções em cartões com cantos arredondados e cores discretas, garantindo um layout mais limpo e organizado. Nisso, a fonte do sistema também teve correções para melhorar a legibilidade, enquanto se destacam ainda elementos do Material You (Android 12) com a seleção de cores baseada no papel de parede.
Mais personalização está disponível na tela de bloqueio com funções de exibição sempre ativas e estilos de design aprimorados. Em dispositivos como o Find X5 Pro, a tela AMOLED cairá para 1Hz quando a tela Always-on estiver ativa. Diz-se que isso oferece uma economia de energia de 30% em relação ao ColorOS 12.
O ColorOS 13 também inclui aprimoramentos na tela inicial com uma nova opção de pasta expandida. Semelhante à opção de pasta maior vista no Nothing OS, ela permite que você aumente o espaço ocupado pelas pastas para facilitar o acesso, reduzindo o espaço necessário para ícones.
A Oppo também introduziu um recurso “Omoji” inspirado em Memoji que permite criar um avatar virtual. Isso pode ser usado como sua foto de perfil em várias telas dos dispositivos. Há também um recurso atualizado e aprimorado de conexão de tela múltipla, que oferece conexões aprimoradas entre smartphones e computadores com Windows.
O lançamento global da interface estará em progresso nas próximas semanas, e a OPPO afirma que 35 modelos serão atualizados com a novidade até o final de 2022. Dispositivos em mais de 60 países e regiões são elegíveis, e afirma-se que esse lançamento afetará quase 160 milhões usuários. Outros 20 dispositivos devem ser contemplados no primeiro semestre de 2023.
Como é possível ver no cronograma completo da OPPO acima, em setembro será a vez do Find X3 e do Reno 8 Pro 5G. Já em outubro a lista é mais extensa, contemplando o Reno 8 5G, o Reno 7 5G, Reno 7 Pro 5G, Reno 6 5G, bem como o F21 Pro, K10 5G, A77 e A76.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários