
Rumores 30 Jan
01 de fevereiro de 2023 0
Atualização (01/02/2023) - FM
O Discord parece estar apresentando um novo bug que afeta o desempenho de placas de vídeo da NVIDIA, incluindo modelos da série GeForce RTX 30 e 20. Segundo os usuários, o problema passou a ocorrer após a última atualização liberada para o aplicativo de mensagens e chamadas, tal que habilitou suporte para transmissões ao vivo com AV1.
Membros do fórum Linus Tech Tips relatam que suas placas de vídeo estão reduzindo o clock da memória em até 200 MHz durante o uso do Discord. Os modelos afetados incluem a GeForce RTX 2070 SUPER, GeForce RTX 3060 Ti e vários outros modelos que, curiosamente, não incluem a família de GPUs RTX 40 que suportam o codec para streaming.
A NVIDIA divulgou na segunda-feira (30) que está ciente dos problemas e uma correção definitiva deve ser disponibilizada em forma de atualização em breve. Por ora, os usuários podem tentar utilizar o GeForce 3D Profile Manager para alterar parâmetros de perfil da GPU durante o uso do Discord.
O processo descrito pela fabricante é simples, mas deve ser feito com cuidado, uma vez que a ferramenta gerencia dados da memória da placa de vídeo, e dados corrompidos podem causar sérios problemas no hardware. Para corrigir o bug temporariamente, é necessário:
A NVIDIA ainda não revelou uma previsão de data para a correção definitiva do Discord, mas a "gambiarra" divulgada em seu site oficial pode fazer com que o clock de memória da placa de vídeo volte à normalidade.
Texto original (27/01/2023)
Gerardo Delgado, gerente de produtos para criadores de conteúdo da NVIDIA, anunciou na quarta-feira (25) que o Discord contará com streaming de vídeo com o codec AV1 utilizando as novas placas de vídeo GeForce RTX 40 com arquitetura “Ada Lovelace”. A atualização com essa novidade será liberada ao longo dos próximos dias para todos os usuários.
Além do salto gritante de desempenho, a nova linha de placas de vídeo traz importantes recursos para compressão e descompressão de vídeo. Com a atualização da plataforma de mensagens e streaming, assinantes do plano “Nitro” poderão fazer transmissões ao vivo com resolução até 4K @ 60 FPS e taxa de 8 Mbps.
Antes do AV1, somente os codecs de vídeo OpenH264 estavam disponíveis no Discord. O aplicativo utiliza aceleração por hardware para descomprimir transmissões em H.264, e a nova solução não será diferente, uma vez que extrairá o máximo potencial para streaming na plataforma utilizando as placas de vídeo mais avançadas da NVIDIA.
Delgado explica que o serviço utiliza arquitetura peer-to-peer (P2P), portanto, irá verificar se as pessoas assistindo à transmissão possuem hardware compatível com o AV1 no Discord. Caso positivo, o aplicativo utiliza o codec automaticamente; caso negativo, a transmissão é alternada para o H.264, de modo que todos possam ver.
Discord is currently rolling out an update that enables AV1 streaming with GeForce RTX 40 Series GPUs!
— Gerardo Delgado (@gerdelgado) January 25, 2023
The upate is rolling out starting this week and will slowly populate to all users. With AV1 you'll be able to stream up to 4K60 with nitro, at 8 Mbps!
Para habilitar as transmissões com AV1, basta acessar as “Configurações de Usuário” no Discord, clicar em “Voz e vídeo” e rolar até a seção “Avançado”. Caso a opção do codec já esteja disponível para sua conta, é possível ativá-la com um clique sobre o interruptor.
Até o momento, não há informações sobre o suporte para transmissão com AV1 utilizando placas de vídeo da AMD e Intel, que também oferecem essa codificação.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários