
Segurança 13 Jul
30 de agosto de 2023 0
O Vivaldi, um dos navegadores que prometem mais privacidade aos usuários, está recebendo uma atualização nesta quarta-feira (30). A nova versão do aplicativo é lançada com a promessa de tornar a experiência de usuário mais fluida com uma reformulação no código-fonte do software que promete grandes melhorias de desempenho.
Conforme divulgado em seu blog oficial, o Vivaldi 6.2 é desenvolvido com o Portal Windows, um framework que permite um compartilhamento de informações mais eficiente entre janelas do navegador, tornando sua interface de usuário mais leve e rápida. A empresa afirma que há 37% mais responsividade em comparação com a versão anterior.
Com o Portal Windows, há uma mudança fundamental na forma como o navegador lida com várias janelas. Antigamente, os sistemas operacionais utilizavam documentos de interface separados para cada janela aberta. Hoje, todas as janelas de um mesmo aplicativo utilizam um único documento, o que torna o processo de abertura de janelas mais rápido.
“Quando comparado a uma versão mais antiga de 2018 do Vivaldi, as janelas agora abrem 64% mais rápido”, disse a empresa, que obteve esses resultados em um teste com um processador Intel Core i3 (geração não especificada) de 2 GHz.
Além da rapidez, outra vantagem do mecanismo é a redução do uso de memória e CPU. Esse fator é crucial para aqueles que possuem um dispositivo com especificações básicas, mas ainda desempenho tarefas simultâneas com múltiplas guias e janelas abertas.
O Vivaldi 6.2 traz ainda um campo de endereços com otimizações nas sugestões de pesquisas. Agora, é possível alterar a prioridade da ordem de recomendações e ocultar certos itens, como endereços salvos nos favoritos, histórico, entre outros filtros.
Outra função adicionada é a possibilidade de excluir o histórico de navegação com um único clique. Ao acessar o painel de histórico na barra lateral do navegador, haverá um botão com ícone de “vassoura” que permitirá remover todos os endereços e buscas feitas recentemente ou desde o início do uso do aplicativo.
Para os usuários do macOS, o Vivaldi começará a trabalhar com o CoreLocation, o serviço de geolocalização nativo do sistema operacional da Apple. Esse comportamento é semelhante à versão para Windows, que utiliza o Microsoft Location Service.
Finalmente, o feed integrado do navegador permitirá que usuários acompanhem criadores de conteúdo no YouTube sem a necessidade de criar uma conta do Google. Com as novidades, o Vivaldi busca alcançar índices mais altos de participação em um mercado dominado pelo Google Chrome, Apple Safari e Microsoft Edge.
O Vivaldi 6.2 já está disponível para Windows, Linux e macOS. Para baixar o navegador em um PC, basta acessar seu site oficial.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários