
Software 18 Mar
19 de março de 2025 0
A Microsoft está preparando uma melhoria para a seção de especificações do sistema no app de configurações do Windows 11, que inclui perguntas e respostas frequentes em torno da ficha técnica do computador. A novidade deixaria claro aspectos como o impacto da memória RAM e da placa de vídeo no desempenho do PC, entre outras funções. Inserido na build mais recente do Canal Dev, o recurso ainda está em fase de testes e precisa ser ativado manualmente.
A descoberta foi feita pelo desenvolvedor phantomofearth (@phantomofearth no X/Twitter), reconhecido por analisar e encontrar novidades no Windows 11, e incorpora ao card "Especificações do dispositivo" da seção "Sistema" nas Configurações perguntas e respostas frequentes (FAQ) a respeito da ficha técnica da máquina.
No exemplo registrado por phantomofearth, três perguntas estavam sendo exibidas, com menções à versão do sistema operacional, bem como ao impacto da placa de vídeo e da quantidade de memória RAM instalada no desempenho do PC. As respostas são simples, mas deixam claro a importância de possuir uma GPU potente e boa quantia de RAM para rodar jogos e programas pesados, e até citam como tarefas mais intensas exigem mais memória de vídeo.
New Frequently Asked Questions list in Settings > System > About hidden in builds 26120.3576 and 22635.5090. Has some questions related to the Windows version and device specs. (vivetool /enable /id:55305888)
— phantomofearth ⛄ (@phantomofearth.bsky.social) 17 de março de 2025 às 20:52
[image or embed]
Ainda não está claro se as respostas exibidas serão padronizadas, ou se serão adaptadas aos computadores de cada usuário, mas sua adição ao menos torna a seção de especificações mais robusta, e pode ser um auxílio bem-vindo para quem está entrando no mundo dos PCs ou mesmo não tem conhecimento técnico para compreender o impacto de cada peça.
A funcionalidade está disponível nas novas builds 26120.3576 e 22635.5090 do Canal Dev do Windows, mas curiosamente não está habilitada por padrão — é preciso ativá-la manualmente usando o prompt de comando em complemento a uma ferramenta desenvolvida por phantomofearth.
Com isso em mente, junto à ausência de um anúncio oficial por parte da Microsoft, o FAQ provavelmente está em fase de testes internos, e pode nem mesmo ser lançado, ou sofrer mudanças mais drásticas até que atinja um patamar de estabilidade. Vamos ter de esperar por mais atualizações para entendermos os planos da gigante.
It's legitimately impossible to get a 7.9 score for the processor in Windows 7's Experience Index. pic.twitter.com/gdLpoPEJuZ
— BobPony.com (@TheBobPony) April 28, 2024
Curiosamente, não é a primeira vez que a companhia oferece uma ferramenta para auxiliar os usuários a compreenderem melhor o desempenho dos seus computadores — com o Windows Vista, a Microsoft lançou o Índice de Experiência do Windows (WEI), que realizava um cálculo para definir uma nota de performance da máquina.
Os valores nem sempre condiziam bem com as especificações, e eventualmente o WEI foi abandonado. Caso o FAQ seja mesmo implementado, a Microsoft tem a oportunidade de oferecer um recurso mais efetivo.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários