
Software 23 Jul
23 de julho de 2025 0
A AMD lançou nesta semana uma nova ferramenta de geração de imagens com IA através do programa Amuse 3.1, app que centraliza soluções de Inteligência Artificial da marca. Baseado no modelo Stable Diffusion 3.0 (SD 3.0) Medium, a solução tem como diferencial utilizar o formato de dados BF16, otimizada para as Unidades de Processamento Neural (NPUs) do time vermelho, e promete "qualidade de imagem para impressão" mesmo rodando localmente em notebooks.
Quando anunciou os processadores da família Ryzen AI 300, um dos destaques dos componentes foi a presença de uma NPU baseada na arquitetura XDNA 2, cujos avanços permitiram à solução atingir desempenho de até 50 Trilhões de Operações por Segundo (TOPS) em IA.
Entre as características únicas dessa NPU está o suporte ao formato de dados chamado BF16 (Block FP16) que, de forma resumida, promete precisão mais alta similar ao de dados de 16-bit, mas com a alta performance de dados de menor precisão em 8-bit.
Para tirar proveito da novidade, a AMD havia estabelecido uma parceria com a Stability AI para lançar uma versão do modelo de geração de imagens Stable Diffusion XL (SDXL) Turbo otimizada para os Ryzen AI 300. O SDXL Turbo roda localmente e entrega bons resultados no geral.
Na última segunda-feira (21), as duas companhias anunciaram uma nova colaboração, desta vez com base no SD 3.0 Medium, lançado no final de 2024. A solução preparada para as NPUs XDNA 2 volta a empregar o formato BF16 e continua tendo a vantagem de rodar localmente nos notebooks, sem depender de internet e envio de dados para a nuvem.
A AMD promete que, graças ao modelo mais moderno e robusto, a qualidade das imagens geradas seria consideravelmente melhor, a nível de "fotografia para impressão", algo que pode realmente ser observado nos exemplos divulgados pela marca.
Em um deles, em que o prompt solicitava uma selfie noturna de 3 amigos com baixa luz e flash ativado, o SDXL Turbo apresentou artefatos muito notáveis nos olhos e rosto, enquanto o novo SD 3.0 Medium entregou um resultado bastante realista e melhor iluminado.
Outra novidade interessante é que a NPU aplicará um upscaling logo após gerar a imagem: por padrão, o resultado tem resolução de 1024 x 1024 pixels (2 MP), e atingirá os 2048 x 2048 pixels (4,1 MP) após o emprego do upscaling, o que o torna mais apropriado para usos variados.
O último benefício do lançamento é a grande redução no uso de memória — o modelo utiliza apenas 9 GB de RAM, ainda que exija que o notebook tenha ao menos 24 GB para ser reproduzido. Mesmo que continue sendo uma quantia elevada, isso não deixa de representar uma evolução em comparação aos 32 GB requeridos no passado.
O AMD Amuse 3.1 com o SD 3.0 Medium para geração de imagem está disponível para download em beta no site oficial do Amuse, mas é preciso ter um notebook com processador Ryzen AI 300 ou Ryzen AI MAX 300, além dos já mencionados 24 GB de RAM, para utilizá-lo. A companhia também recomenda a instalação do driver Adrenalin Edition mais recente.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários