05 Outubro 2016
Quando Sony anunciou o PS4 Pro na semana passada, a empresa bateu incansavelmente na tecla 4K. Ou seja, a gigante japonesa quer fazer os jogadores acreditarem que o novo console da linha PlayStation é realmente capaz de entregar jogos rodando na resolução Ultra HD. O PS4 Pro conta com hardware 2,3x mais potente que o PS4 tradicional, mas será que isso seria suficiente para rodar títulos pesados em uma resolução tão alta?
Em entrevista ao Digital Spy, o presidente da Sony, Andrew House, admitiu que a maioria dos jogos disponíveis para o PlayStation vão passar por processo de upscaling no PS4 Pro. A empresa veio trabalhando em uma técnica chamada de “streamlined rendering” que usa as atuais texturas em Full HD disponíveis nos jogos para PS4 e as quadruplica gerando uma imagem quatro vezes maior, fazendo, assim, a conversão para 4K.
O site até perguntou ao presidente da Sony se não seria propaganda enganosa vender o PS4 Pro como um console pronto para a resolução 4K. Ele comentou que não vê desta forma, já que o que os jogadores vão presenciar é uma experiência em altíssima definição. Apesar de poucos jogos atuais realmente rodarem nativamente nesta resolução (Elder Scrolls Online e The Last of Us Remastered), os futuros jogos vão tirar melhor proveito do potencial do PS4 Pro, o que indica que teremos muito mais jogos rodando nativamente em 4K em breve.
A Microsoft é outra que também vem batendo na tecla 4K como sendo o futuro para jogos. Diferente do PS4 Pro, Microsoft garante que o Projeto Scorpio será capaz de rodar todos os jogos de forma nativa na resolução Ultra HD. Para isso, o console da Microsoft fará uso de um hardware mais potente, com 6 TFLOPS de potência, o que ofereceria uma vantagem de 50% no poder bruto sobre o PS4 Pro. Desta forma, realmente podemos esperar ver o Scorpio rodando muito mais jogos nativamente a 4K do que o console da Sony. A grande questão, no entanto, é se isso fará tanta diferença para a maior dos jogadores?
Comentários