
26 Março 2021
17 de novembro de 2017 18
Elon Musk sempre teve a pretensão de revolucionar o mundo. Com participação em grandes e importantes empresas de diversos segmentos como o PayPal, a Space X e claro, a Tesla, Musk revelou ontem o mais novo modelo de caminhão da empresa: o Tesla Semi. E ele promete revolucionar o seu mercado de atuação!
Além do design extremamente futurista, recursos de automação e até mesmo piloto automático, o Semi conta ainda com grandes mudanças e evoluções que prometem melhorar o conforto do motorista em viagens de longa distância e um alcance de velocidade mais rápido que modelos convencionais.
Durante os primeiros minutos da apresentação, Musk compara o novo Tesla Semi com um caminhão movido a Diesel, e foi surpreendente: o novo caminhão elétrico da Tesla levou apenas cinco segundos para ir de 0 a 60 mph (aproximadamente 96 km/h) sem um trailer sendo carregado, enquanto o concorrente movido a Diesel levou incríveis e demorados 15 segundos!
Em outro exemplo de performance, Musk revela que mesmo com a carga máxima permitida nas rodovias dos EUA, que é de 80 mil libras (pouco mais de 32 mil toneladas), o Tesla Semi alcança os mesmos 60 mph do teste anterior em apenas 20 segundos, enquanto o outro caminhão nem mesmo chega a marca antes dele passar para o próximo assunto. Musk ainda brinca que "na esquerda, a coisa que parece que não está se movendo é o caminhão à Diesel."
Mas o que realmente levantou a plateia foi o alcance máximo do Tesla Semi em rodovias. Quando foi dito que o caminhão conseguiria rodar até 500 milhas (o equivalente a 804 quilômetros de distância) com apenas uma carga de bateria, todos aplaudiram o incrível feito da Tesla. Isso permitiria, por exemplo, que o caminhoneiro realizasse uma viagem entre Florianópolis e São Paulo sem ter que recarregar o automóvel durante o percurso.
E quando for necessário recarregar em pouco tempo, o Semi conta ainda com uma carga rápida que permite um alcance de 400 milhas (643 km) em apenas 30 minutos conectado.
Diferente dos caminhões tradicionais, o Tesla Semi tem apenas um assento na cabine, que conta com duas telas de exibição para mostrar dados de tráfego, condições climáticas e do próprio veículo sem tirar a atenção do motorista. Com as telas é possível também ativar o piloto automático, que permite frear o veículo, mantê-lo na faixa e evitar colisões frontais graças a uma série de sensores ao redor do caminhão.
Se houver um acidente e o motorista não puder chamar a emergência, então o próprio Semi fará a ligação para chamar uma ambulância. E se tiver um problema médico onde a pessoa não possa dirigir, então o caminhão se mantém na estrada e gradualmente vai para o acostamento enquanto contata a emergência. "Isso é um grande aumento em segurança", afirma Musk durante a apresentação.
O Tesla Semi não possui um eixo, então graças a isso a fabricante realizou a montagem de motores individuais em cada roda para melhor tração, segurança e estabilidade durante as viagens, ajustando o torque individualmente.
Musk também revelou que o para-brisa do caminhão da Tesla é super-resistente, evitando quebras ou rachaduras durante a estrada, seja por pedras no caminho, besouros, animais até mesmo possíveis assaltos. Ainda assim, se o vidro quebrar, automaticamente o caminhão é levado para o acostamento e você não poderá mais dirigir.
Haverá ainda um aplicativo para smartphones para localizar o caminhão, prever a necessidade por manutenção, ser alertado com diagnósticos necessários para o veículo e permitirá a comunicação com as empresas despachantes.
O custo também foi revelado: em médica, a cada milha percorrida em um caminhão a Diesel é gasto US$ 1.51. Já no Tesla Semi, mesmo com todas essas tecnologias incríveis de automação e segurança ele consegue ser ainda mais barato: apenas US$ 1.26 por milha em um cenário hipotético realizado pela fabricante.
A produção do Tesla Semi começa em 2019. As empresas podem comprar o caminhão agora e elas receberão daqui a cerca de dois anos, com garantia do próprio Elon Musk.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários