LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Falta pouco! TIM testa com sucesso rede 5G na Itália

14 de dezembro de 2017 10

Todos já sabemos que estamos na iminência do lançamento do 5G em alguns países desenvolvidos e que algumas empresas de tecnologia já estão se preparando para isso. Um exemplo é a Qualcomm que já enviou os termos de uso da tecnologia para as fabricantes parceiras.

Agora, seguindo os passos de outras operadoras, a TIM ativou a sua primeira torre com suporte a tecnologia 5G na cidade italiana de Turim onde conseguiu atingir a conexão de 20 Gigabit/s.

Os testes da TIM ocorrem em parceria com a Ericsson que inclusive já fez algumas previsões sobre a adoção do 5G anteriormente.

O teste foi o primeiro realizado na Itália, terra natal da TIM, e usou a frequência de 28 GHz em ondas milimétricas em uma tecnologia que foi desenvolvida em conjunto com a Qualcomm. A TIM utilizou, de forma experimental, um serviço de visita virtual em tempo real para poder testar a capacidade da rede 5G.

Com isso, foi possível por meio de um dispositivo VR visitar a Piazza Carlo Alberto do Politecnico de Turim, que fica em outro ponto da cidade. A experiência imersiva foi bem-sucedida graças a velocidade máxima da rede 5G que tornou possível a interação entre um visitante, um guia e o ambiente virtual em milésimos de segundos.

O teste realizado pela TIM faz parte do programa "5G para a Itália" que começou em 2016 em uma parceria da operadora com a Ericsson e a Qualcomm.

Vale lembrar que, segundo alguns analistas, é bem provável que até 2023 o 5G se torne popular e alcance 1 bilhão de usuários. Entretanto, segundo um estudo mundial, o brasileiro não tem muito conhecimento sobre a tecnologia 5G.


10

Comentários

Falta pouco! TIM testa com sucesso rede 5G na Itália
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista