LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Real Madrid e Barcelona usam tecnologias para dominar o futebol | Vídeo do TudoCelular

08 de março de 2018 2

Barcelona, 28 de fevereiro – O TudoCelular visitou o estádio do Espanyol a convite da LaLiga, onde conheceu as tecnologias nos bastidores de uma das ligas de futebol mais populares no mundo.

Tudo começou no hotel, lugar de encontro antes de seguir para o estádio. Pegamos uma van e percorremos o caminho da MWC até a casa do time que rivaliza o Barcelona.

A linda cidade abre espaço para uma estrutura que suporta pouco mais de 40 mil pessoas. É não é para menos, ela custou 60 milhões de euros aos cofres do time e levou 3 anos para ser feita.

Chegando no Estádio

A equipe da LaLiga nos recebeu muito bem e, ao entrar, já demos de cara com a arquibancada vazia. Real Madrid e Espanyol se enfrentariam nesse mesmo dia, então foi mágico ver tudo antes da correria pré-jogo.

Houve um tempinho para comer antes de a apresentação começar, mas foi aí que o estádio se revelou por inteiro: uma arena modesta, mas confortável, não muito diferente das vistas aqui no Brasil. Nos bastidores, entretanto, se esconde a mágica por trás da LaLiga.

Felizmente, vamos conhecê-la de perto nos próximos instantes.

Tecnologia e esporte

Sentar de frente para o gol e assistir seu time preferido pessoalmente é uma emoção que só quem já vivenciou é capaz de descrever. Gritar gol, reclamar do juiz, abraçar um completo estranho no ápice da euforia e chorar lágrimas de tristeza e felicidade.

Mas isso não é uma realidade para todos. Preço, distância e outros fatores muitas vezes impedem a presença dos fãs nas arquibancadas.

A LaLiga sabe muito bem disso, então decidiu levar uma experiência bastante similar diretamente para a TV. O primeiro passo foi investir muito dinheiro em tecnologia.

O objetivo é que os fãs não apenas assistam aos jogos, mas que sejam imersos em uma experiência audiovisual exclusiva. Além disso, LaLiga é a única a oferecer ferramentas valiosas para ajudar a equipe técnica a tornar os times ainda melhores. – Disse o chefe de comunicações da LaLiga, Joris Evers.

4K HDR

Em um esporte rápido como o futebol, perder um milissegundo sequer dos 90 minutos jogados pode estragar a partida. É por isso que 20 câmeras HDR são espalhadas pelos estádios da Espanha, transmitindo as emoções, os dribles, os chutes e os milagres que acontecem no gramado.

Durante confrontos mais importantes, como Real Madrid e Barcelona, o famoso El Clasico, o número de dispositivos aumenta, incluindo câmeras em helicópteros, guindastes e muito mais. Inclusive, LaLiga é uma das poucas no mundo a televisionar em HDR.

Embora as TVs 4K ainda sejam minoria, essa resolução já é suportada em jogos da linha espanhola. Com isso, é possível ver até os mínimos detalhes do campo, da bola e dos astros que ganham milhões para fazer parte disso tudo.

Skycam

Se você está acompanhando até aqui, há grandes chances de ter assistido pelo menos um jogo do futebol espanhol, e visto as câmeras aéreas. Esse é um grande trunfo da LaLiga, onde os equipamentos são pendurados em um sistema de cordas de aço que ficam suspensas sobre o gramado.

A câmera é compacta, transmite em alta definição e viaja em uma velocidade abismal para cobrir 7 mil metros quadrados, tudo isso a 21 metros acima do campo. O mecanismo precisa de 3 pessoas para funcionar: o piloto, o cameraman e o técnico.

É um trabalho que exige concentração, mas que compensa pelo resultado no final das contas; parece até que estamos em um jogo de videogame.

Intel True View

No futebol, tudo é uma questão de perspectiva: será que estava impedido? A bola realmente entrou? Foi falta ou ele se jogou? Em uma parceria com a Intel, a LaLiga usa a tecnologia True View para responder esses e mais mistérios levantados durante a partida.

Trata-se de um sistema que usa 38 câmeras espalhadas pelos estádios, criando uma reprodução 3D de todos os ângulos possíveis. É quase como se fossemos transportados para as arquibancadas ou até mesmo para a pele dos próprios jogadores.

É isso mesmo, por meio da tecnologia “Seja o Jogador”, os fãs podem ver qual era a visão do astro antes de ele fazer uma jogada. Assim, dá para entender o porquê de um atleta ter arriscado um chute ao invés de tocar, ou vice-versa.

3D em tempo real

Para se aproximar ainda mais dos videogames, a LaLiga usa gráficos 3D em tempo real. Uma tecnologia de rastreamento instantâneo reconhece e segue os jogadores, incluindo informações como nome, número, distância percorrida, velocidade máxima e outras informações.

Linhas virtuais também se formam para revelar a formação tática escolhida pelo time, como a linha de defesa, contenção no meio de campo, avanço no ataque e outras características importantes sobre a estratégia do treinador.

Realidade virtual

Outra grande atenção da LaLiga para aperfeiçoar a transmissão das partidas foi em realidade virtual. Com o apoio da empresa Mediapro, um serviço imersivo foi criado onde o usuário pode acompanhar os lances como se estivesse dentro do gramado. Mas a novidade não para por aí.

Fomos convidados a testar o novo aplicativo de realidade virtual da liga espanhola, e a experiência foi no mínimo incrível. Entramos em uma sala digital com detalhes sobre o jogo, números informativos, replays em 360° e até um recurso de chat para acompanhar com amigos.

O futuro está quase aqui, amigos, e ele é o máximo.

Mediacoach

Mediacoach reúne todas as tecnologias faladas até aqui em um aplicativo para smartphones e PCs. Só que ao invés de ser focado nos fãs, ele leva reportagens em tempo real aos treinadores dos times espanhóis.

Posse de bola, acertos nos passes, chutes a gol e muito mais são alguns exemplos de dados acessíveis aos técnicos, até mesmo com a bola já rolando. Esse é um dos grandes segredos revelados sobre o sucesso dos grandes times da Espanha, como o Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid e muitos outros.

De fato, a LaLiga salienta que nenhuma outra liga no mundo possui esses mesmos recursos.

A LaLiga é campeã

O investimento da LaLiga em tecnologia deu resultado, tanto para os torcedores quanto para os times. Levando em consideração a Liga dos Campeões, a mais popular e a que gera mais dinheiro fora a Copa do Mundo, a Espanha está em primeiro lugar em vitórias; já são 17 troféus para as equipes do país.

Em casa, os fãs podem acompanhar uma cobertura completa e de altíssima qualidade, já que entrar nos estádios custa muito dinheiro e nem sempre é possível. É claro que você precisa ter uma TV a cabo para conferir, mas também é bom lembrar que um ingresso pode custar centenas de reais.

Agradecemos o convite da LaLiga e aplaudimos seu empenho em tecnologia. Isso prova que futebol é muito mais do que um esporte.


2

Comentários

Real Madrid e Barcelona usam tecnologias para dominar o futebol | Vídeo do TudoCelular
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2