LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Black Mirror da vida real: engenheiros registram voo do primeiro inseto voador robótico sem fio

16 de maio de 2018 2

Oscar Wilde afirmava que "a vida imita a arte" em contradição ao que dizia Aristóteles com sua frase "a arte imita a vida", e cada vez mais podemos apontar que Oscar Wilde estava mais correto que Aristóteles. Se você assistiu a série Black Mirror disponibilizada pela Netflix, é possível que tenha ficado espantado com as tecnologias assustadoras e possibilidades da série com o nosso mundo.

Depois que a China lançou um sistema de pontuação de crédito para cada cidadão do país, algo muito parecido com Nosedive, primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror, agora cientistas apresentam o primeiro robô voador a alçar voo com asas, a tecnologia mais parecida com o episódio 6 da mesma temporada: Odiados pela Nação.

(foto: Mark Stone)

Engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram o que eles dizem ser o primeiro inseto robótico voador sem fio: o RoboFly. Com um tamanho que cabe na palma da mão e levemente mais pesado que um palito de dentes, o robô consegue voar graças a uma célula fotovoltaica no topo do seu corpo, que consegue absorver o calor emitido por um feixe de laser invisível aos olhos humanos e transformá-lo em energia para mover as asas.

"Essa foi a forma mais eficiente para transmitir com agilidade muito poder para o RoboFly sem adicionar muito peso," afirma Shyam Gollakota, co-autor do projeto.

No vídeo acima vemos o robô, de fato alçar voo, mas com milímetros de altura da superfície onde ele se encontra. Ainda assim a tecnologia é extremamente promissora. Avanços no estudo podem fazem com que um dia insetos voadores façam parte de nossa vida cotidiana, mas vamos torcer para que não da mesma forma que o episódio final da terceira temporada de Black Mirror!


2

Comentários

Black Mirror da vida real: engenheiros registram voo do primeiro inseto voador robótico sem fio
Android

Melhores smartphones para presentear sua mãe | Guia especial do TudoCelular

Android

Ranking TudoCelular: gráficos com todos os testes de desempenho e autonomia

Android

10 melhores smartphones top de linha para fotos e vídeos | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular