
Tech 11 Mai
16 de maio de 2018 2
Oscar Wilde afirmava que "a vida imita a arte" em contradição ao que dizia Aristóteles com sua frase "a arte imita a vida", e cada vez mais podemos apontar que Oscar Wilde estava mais correto que Aristóteles. Se você assistiu a série Black Mirror disponibilizada pela Netflix, é possível que tenha ficado espantado com as tecnologias assustadoras e possibilidades da série com o nosso mundo.
Depois que a China lançou um sistema de pontuação de crédito para cada cidadão do país, algo muito parecido com Nosedive, primeiro episódio da terceira temporada de Black Mirror, agora cientistas apresentam o primeiro robô voador a alçar voo com asas, a tecnologia mais parecida com o episódio 6 da mesma temporada: Odiados pela Nação.
Engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, criaram o que eles dizem ser o primeiro inseto robótico voador sem fio: o RoboFly. Com um tamanho que cabe na palma da mão e levemente mais pesado que um palito de dentes, o robô consegue voar graças a uma célula fotovoltaica no topo do seu corpo, que consegue absorver o calor emitido por um feixe de laser invisível aos olhos humanos e transformá-lo em energia para mover as asas.
"Essa foi a forma mais eficiente para transmitir com agilidade muito poder para o RoboFly sem adicionar muito peso," afirma Shyam Gollakota, co-autor do projeto.
No vídeo acima vemos o robô, de fato alçar voo, mas com milímetros de altura da superfície onde ele se encontra. Ainda assim a tecnologia é extremamente promissora. Avanços no estudo podem fazem com que um dia insetos voadores façam parte de nossa vida cotidiana, mas vamos torcer para que não da mesma forma que o episódio final da terceira temporada de Black Mirror!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários