
Tech 18 Dez
21 de dezembro de 2018 0
Cientistas da Escola Superior de Economia da National Research University da Rússia alegam ter conseguido criar um algoritmo que ajudaria as redes neurais a identificarem indivíduos por meio do conteúdo de suas galerias.
As redes neurais são modelos computacionais capazes de realizar o aprendizado de máquina bem como o reconhecimento de padrões, inspirados pelo sistema nervoso central de um animal e tem diversas aplicações práticas, como ajudar assistentes virtuais a soarem mais humanos.
Sem a presença da tecnologia, atualmente, o gênero de uma pessoa é identificado corretamente em 90% dos casos, já na questão idade, o processo é muito mais incerto. Na classificação, não existe idade específica, mas grupos de faixa etária e, analisando cada quadro individualmente, a rede conclui com probabilidades percentuais para cada grupo.
Os pesquisadores russos, chefiados pelo professor Andrey Savchenko, implementaram no novo algoritmo um recurso que agregaria as porcentagens das faixas etárias em estatísticas e na teoria Dempster-Shafer. A teoria de evidência permite combinar indícios de diversas fontes e chegar a um grau de credibilidade que leva em conta toda a evidência disponível. Ou seja, transformaria os percentuais em estatísticas e usaria todos os elementos para chegar a conclusão da idade da pessoa em questão.
O método não inclui só uma rede neural, mas várias, para cada fator a ser definido; uma para idade, outra para gênero, e assim por diante. Mas quando combinadas, não só definem os fatores individualmente, como também atribuem um vetor único para cada pessoa que passe pelo processo.
O algoritmo chegou numa nova fase de testes, já começou a ser aplicado em alguns aplicativos para Android. O sistema ao contrário de alguns já existentes, como por exemplo do Instagram, funciona mesmo sem conexão a internet, processando o conteúdo da galeria para realizar a coleta de dados; analisando e coletando informações dos círculos íntimos, amigos próximos, familiares, além de iniciar e realizar o processo de atribuir o vetor único para todos os membros dos círculos.
O novo algoritmo pode e deve ser usado para que os fabricantes de smartphones criem novos sistemas de recomendação com maior facilidade e precisão. Se, por exemplo, um usuário possui muito conteúdo em sua galeria junto de uma criança, os anúncios tenderiam a notificá-lo de produtos relacionados a lojas de brinquedos e jogos.
Savchenko alerta que os servidores do sistema não têm acesso algum as fotos e vídeos dos usuários, apenas aos relatórios gerados pelo algoritmo, significando que eles não compartilhariam dados, como é comum ver em notícias recentes. As informações que seriam adquiridas dependeriam do usuário. Pode ser que o círculo principal do usuário possua 3 mulheres e 2 homens, ou que ele frequenta muito redes de fastfood, etc.
O interesse na tecnologia é amplo, com uma das maiores fabricantes de smartphones já de olho no desenvolvimento e utilização do algoritmo. E, apesar de não citar nomes, é muito provável que as gigantes Samsung, Huawei ou a Apple utilizem o sistema em seus aparelhos nos próximos anos.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários