LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Oi e Vivo começam testes com frequência de 450 MHz para Internet das Coisas

17 de abril de 2019 3

Nos últimos tempos, as operadoras têm se movimentado para avançar em redes voltadas ao IoT. Em março, uma nova companhia – NLT – entrou no mercado brasileiro para atuar no setor. Agora, Oi e Vivo iniciaram seus experimentos com a frequência de 450 MHz para soluções de Internet das Coisas.

Oi

A Oi começou os testes em parceria com o grupo agrícola Amaggi na fazenda Tucunaré, em Sapezal, no estado de Mato Grosso. Com cobertura em um raio de 70 km, a prestadora fornece a tecnologia LTE, pela infraestrutura da Huawei, para levar conexão aos equipamentos utilizados na fazenda.

De acordo com o diretor da Amaggi Agro, Pedro Valente, o investimento em IoT deverá gerar economia de combustíveis, água e insumos.

“A frequência de 450 MHz nos proporciona um alcance maior, uma cobertura com raio de 70 km que, para nós, é essencial. Vai nos permitir atuar online sobre os equipamentos, visando melhorar nossa performance operacional, evitando principalmente sobreposições e falhas de operações.”


Pedro Valente

Diretor da Amaggi Agro

A operadora ainda pode explorar o espectro nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Vivo

A Vivo firmou parceria com as empresas Raízen e Ericsson, além do apoio da EsalqTec, para fornecer soluções de Internet das Coisas ao agronegócio na cidade de Piracicaba, no interior de São Paulo.

Por meio de soluções desenvolvidas por startups e da faixa dos 450 MHz, foi possível aplicar o IoT para o setor nas redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M).

Segundo o vice-presidente da Ericsson para a Vivo, Rogerio Loripe, o espectro será importante para gerar uma transformação digital no ambiente rural.

“O uso da frequência de 450 MHz possibilita que o agricultor faça toda essa gestão em uma área de cobertura maior. As primeiras demonstrações de uso ratificaram a frequência como o grande diferencial de transformação digital do campo, em especial quando associado à aplicação do IoT, ampliando em quase 2.5 vezes o mapa de cobertura quando comparado com a faixa de 700MHz.”


Rogerio Loripe

Vice-presidente da Ericsson para a Vivo

Para você, quais são as importâncias do avanço tecnológico no campo? Participe conosco!


3

Comentários

Oi e Vivo começam testes com frequência de 450 MHz para Internet das Coisas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2