
Tech 12 Dez
Apesar de ter semelhanças em relação à Terra nas suas dimensões, massa e composição, o planeta Vênus apresenta algumas dificuldades em sua exploração. Apesar disso, os cientistas da NASA estudam uma maneira de voltar a estudá-lo no futuro.
A última vez que houve uma visita ao “irmão” do nosso planeta foi há 30 anos, quando uma espaçonave norte-americana não-tripulada foi enviada ao local. Contudo, a temperatura média de 462°C, a grande pressão atmosférica e as nuvens de ácido sulfúrico impedem a captura de imagens por meio de satélite.
Os pesquisadores e engenheiros do Venus Exploration Analysis Group (VEXAG) têm trabalhado em formas de retornar a Vênus com a possibilidade de coletar mais dados sobre o lugar.
Uma das ideias é utilizar um veículo orbital com o nome VERITAS. Ele teria como características principais a capacidade de utilizar frequências que podem atravessar nuvens para mapear a superfície em alta resolução.
Já outra possibilidade seria o uso de uma série de balões de ar quente, os quais conseguiriam passar pelo vento presente na parte superior da atmosfera do planeta, onde a temperatura é parecida com as encontradas na Terra.
Para completar, a NASA também desenvolve uma tecnologia que utiliza circuitos e motores que podem suportar altas temperaturas por um longo período de tempo. Assim, conseguiria atingir o solo venusiano e pegaria amostras para análise.
Ainda não há previsão para realizar essa exploração em Vênus. Por enquanto, o foco maior da agência espacial norte-americana está na próxima viagem para Marte.
Você acredita ser possível estudar o planeta Vênus no futuro? Comente conosco!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários