LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Empresa desenvolve ônibus elétrico que pode ser carregado com energia solar no Ceará

27 de novembro de 2020 12

A empresa de energia EDP Pecém, localizada em Fortaleza, no Ceará, disponibilizou um meio de transporte ecologicamente correto para seus funcionários: um ônibus elétrico que pode ser carregado por energia solar.

O veículo é utilizado para realizar a locomoção dos colaboradores da companhia entre a empresa, na capital cearense, e sua usina térmica, que fica localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante. Para este percurso, que tem extensão de 70 quilômetros, o automóvel utiliza a energia do seu conjunto de baterias, que tem capacidade para percorrer até 300 km com uma carga.

O ônibus, que possui dois motores de 148 cavalos, é utilizado todos os dias para realizar a locomoção dos trabalhadores entre os dois pontos e é operado pela empresa Gertaxi.

Imagem: ponto de carregamento instalado no estacionamento da usina térmica.

Um grande destaque para o ônibus elétrico da EDP Pecém é sua capacidade de recarga com energia renovável. Para isso, a companhia instalou 183 placas solares em sua usina térmica. É com elas que a bateria do automóvel pode ser recarregada. Dessa forma, além de ter uma forma renovável para recarregar o veículo, a empresa também garante uma independência entre o “carregador” do ônibus e a energia da geração da UTE e do sistema de distribuição.

O espaço para carregamento do veículo elétrico da EDP é reservado no próprio estacionamento da usina e utiliza um carport montado com as placas solares.

Para o futuro, a empresa ainda pretende aplicar filmes fotovoltaicos no teto do ônibus. Esses filmes possuem células que podem captar energia solar para, após isso, fornecer opção para carregamento de periféricos, como celulares, por exemplo, no interior do veículo.

Essa é uma ação interessante no Brasil, se levarmos em consideração o interesse de empresas aumentar a circulação de automóveis elétricos no país. Como vimos há alguns dias, por exemplo, o banco Santander anunciou uma redução na taxa para financiamento de veículos elétricos. Já o Itaú vai iniciar, em 2021, os testes para um serviço de aluguel e compartilhamento de carros elétricos em São Paulo.


12

Comentários

Empresa desenvolve ônibus elétrico que pode ser carregado com energia solar no Ceará
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista