
Tech 22 Jul
24 de maio de 2021 24
Novas evidências reveladas pelo site chinês MyDrivers revelam que a Huawei estaria desenvolvendo um novo processador da linha Kirin que pode equipar futuros smartphones da fabricante.
A empresa realizou o pedido de registro para a marca "Kirin Processor" em 22 de abril e sua classificação do tipo 9 confirma que este é um projeto voltado para chipsets móveis para smartphones e tablets, reforçando a insistência da marca no mercado de telefonia móvel a longo prazo, uma vez que o investimento em processadores é alto e caro.
Sabemos também que a Huawei já está projetando um novo chip baseado na litografia de 3 nanômetros, menor que os processadores atuais com 5 nanômetros, mas oferecendo uma grande melhoria em velocidade, capacidade de processamento e eficiência energética.
O design do modelo, atualmente esperado como Kirin 9010 ou Kirin 9020, pode ser concluído ainda este ano, mas o início de fabricação é incerto dado o cenário que a empresa se encontra, impossibilitada de trabalhar com empresas que tenham relações com os EUA, além da dificuldade até para a TSMC, maior fabricante de micro condutores do mundo (e que fabrica processadores desenhados pela Apple, Samsung, Qualcomm, MediaTek e outras), em iniciar a fabricação de chips com 3 nm.
É esperado que processadores com litografia de 3 nm sejam lançados em 2022 conforme a TSMC se prepare para a nova geração de chips, independentemente se a Huawei completar o design antes disso.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários