LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

CES 2022: padrão de conexão HDMI 2.1a é anunciado e promete melhorar a experiência HDR

04 de janeiro de 2022 9

Atualização (04/01/2022) - por DT

O padrão de conexão HDMI 2.1a foi apresentado oficialmente na edição de 2022 da feira Consumer Electronics Show (CES). O novo formato vai ser lançado em 2022 e promete melhorar a qualidade de imagem em TVs, monitores e projetores.

De acordo com informações da organização HDMI Forum, responsável pela padronização do modelo, a grande diferença entre o HDMI 2.1 que já conhecemos e o HDMI 2.1a é apenas a inclusão do recurso de Source-Based Tone Mapping (SBTM).

Basicamente, o SBTM é uma funcionalidade que vem para aprimorar a experiência HDR nas telas ao equilibrar o processo de mapeamento de tons entre a TV/monitor e o outro dispositivo conectado, como um videogame ou um computador, por exemplo.

O HDMI 2.1a vai dividir o trabalho de mapeamento de tons entre ambos os dispositivos conectados. O SBTM também deve ajudar no processamento de conteúdos combinados, com a possibilidade de visualizações de vídeo em HDR e SDR ao mesmo tempo.


Outro ponto é que os novos cabos também podem ser usados para excluir a necessidade de uma calibração manual de monitores para jogos HDR. O recurso promete ainda aprimorar o funcionamento do HDR10, HDR10+ e Dolby Vision.

Vale destacar que não há nenhuma garantia de que o recurso vai funcionar perfeitamente. Já que mesmo que uma TV seja lançada com HDMI 2.1a, o SBTM pode não ser compatível com a fonte geradora do conteúdo.

O HDMI 2.1 é a última versão do padrão para cabos de transferência audiovisual. Lançada em 2017 pelo HDMI Forum, a conexão trouxe várias novidades que incluíam suporte à exorbitante resolução 10K e, após quatro anos, o órgão responsável pela padronização finalmente retornará com mais novidades para a tecnologia na CES 2022.

Na última semana, a entidade anunciou o HDMI 2.1a, a próxima versão da tecnologia de transferência de dados que adicionará um novo recurso às TVs, monitores e outros dispositivos que projetam imagens digitais. A novidade, por outro lado, divide opiniões quanto à confusa nomenclatura das diferentes versões do padrão.

(Imagem: Reprodução)

O HDMI 2.1a chegará ao mercado com suporte ao Mapeamento de Tom Baseado em Fonte (“Source-Based Tone Mapping”, ou SBTM), que contribui para evitar a sobrecarga de mapeamento de tons de uma TV ou monitor ao fazer com que esse processo ocorra em sinergia na fonte da imagem, como um PC ou decodificador de TV a cabo.

A ferramenta deve funcionar também em casos em que o conteúdo exibido em uma tela é dinâmico. Por exemplo, será possível assistir a um filme em HDR em uma janela do PC sem que outras áreas ou o plano de fundo do display tenham seu brilho e contraste alterados.

O problema dessa implementação é que, assim como todos os outros recursos oferecidos pela versão 2.1 — taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência são exemplos —, o Mapeamento de Tom Baseado em Fonte será opcional para as fabricantes de cabos HDMI, dificultando a distinção de um conector regular e um HDMI 2.1a.

À esquerda, imagem sem SBTM; à direita, resultado do tratamento com HDMI 2.1a (Imagem: HDMI LA, Inc.)

Essa mesma questão ocorreu na “transição” do HDMI 2.0 para o HDMI 2.1 — apesar de carregar novos recursos, incluindo suporte ao 10K, a implementação não era obrigatória. Isso permite que todos os cabos HDMI sejam vendidos sob a marca “HDMI 2.1”, mesmo sem oferecerem qualquer uma das funcionalidades da geração mais recente.

O cenário se repetirá com a chegada do HDMI 2.1a — todos os cabos fabricados a partir do lançamento do padrão pelo HDMI Licensing Administrator poderão ser vendidos como “HDMI 2.1a”, mesmo que não ofereçam suporte ao SBTM. A única maneira de verificar a presença dos recursos de última geração é verificando seu manual de especificações técnicas.

Isso torna-se um problema quando a organização não fiscaliza ou certifica os produtos vendidos com compatibilidade ao HDMI, portanto, um cabo sem quaisquer recursos de última geração poderia ser comercializado pelo mesmo preço de um conector com todas as funcionalidades disponibilizadas pela entidade.

A CES 2022 ocorrerá entre os dias 5 e 8 de janeiro e contará com a participação de diversas companhias do ramo tecnológico, incluindo Intel, AMD, Samsung e muito mais. A conferência é anunciada ao mundo como um “divisor de águas” no setor.


9

Comentários

CES 2022: padrão de conexão HDMI 2.1a é anunciado e promete melhorar a experiência HDR
  • Deveria ir direto pro 2.2, e ainda deveria já ser USB-C com suporte. E HDMI 2.1 junto. Assim já vamos obrigatoriamente mudando pra tudo USB-C. Precisamos logo deixar tudo isso menor, mais ajustado e simples.

      • Ué era só na nomenclatura do cabo colocarem HDMI 2.1a SBTM. Problema resolvido.

          • Esse povo que fabrica TV acha que a gente vai ficar trocando o aparelho todo ano?
            Só troco qdo queimar. Do contrário, vai ficar.
            Podem inventar saídas novas, novas resoluções e bla bla bla.

              • A minha Philips Full HD tem 7 anos e está perfeita e nem penso em trocar de TV, ainda menos com esses preços acima de 2k.

                  • Mas aí eles fazem queimar mais rápido porquê você só vai trocar quando queimar. Eu tenho uma Panasonic com 10 anos e ela é perfeita, muito melhor que minha Samsung 4K serie 6, a Samsung em 1 anos e meio apresentou burn in, travamentos, incompatibilidade com novos recursos

                    Se eu não controlo, essa tv já tava no lixo, um técnico me ensinou que nesses painéis VA a solução é sempre deixar a luz de fundo mais baixa e escurecer o ambiente (fechar cortina) porque aí o painel não queima, o ruim é que só aprendi isso depois que a tv ganhou uns 6 círculos brancos bem visíveis

                      • Seu relato é tão verdadeiro que você conseguiu provocar burn-in em uma TV de LCD... Parabéns por ser o primeiro do século!

                          • Poha e eu de acabei de pegar LG por causa do tanto de reclamações de Samsung pifando com pouco mais de um ano, só que a tal LG é justamente VA e aí tu me vem com essa %uD83D%uDE04 estamos lascados.

                              • O problema do painel VA na Samsung é o alto brilhos dos leds de iluminação, eles queimam rápido e mancham as telas.
                                Na LG os leds iluminação melhores e o calor gerados por eles são bem dissipados.

                            • pq não vai logo no 2.2?

                                Android

                                Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                Android

                                Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                Especiais

                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                Software

                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2