LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto elétrica brasileira terá bateria de nióbio que recarrega em 10 minutos

01 de abril de 2022 39

A Horwin Brasil, empresa de motocicletas elétricas, e a CBMM, maior especialista do mundo em tecnologias de nióbio, firmaram parceria para desenvolver uma bateria de íon de lítio com nióbio. Isso significa que, em breve, o mercado brasileiro de veículos elétricos poderá contar com uma moto elétrica moderna, potente, e que levará apenas 10 minutos para recarregar completamente.

Segundo Pricilla Favero, CEO da Horwin Brasil, o protótipo da moto elétrica com recarga "relâmpago" será apresentado ainda no primeiro semestre de 2022:

Trabalhamos para que, em breve, qualquer pessoa possa utilizar uma moto elétrica com carga ultrarrápida de até 10 minutos. Além do diferencial da recarga, as baterias com nióbio trazem benefícios significativos do ponto de vista de segurança e da vida útil, que permitem até 20 mil cargas com um nível de profundidade de descarga relativamente ampla, o que por si só já é o maior avanço para o segmento nos últimos tempos.

Veículos elétricos começam a ganhar popularidade. Imagem: Reprodução

O protótipo da motocicleta elétrica com bateria de nióbio terá como base a CR6. O modelo, porém, contará com 6.200W de potência e autonomia para rodar até 150 quilômetros com uma única carga.

De acordo com Rogério Marques Ribas, gerente do Programa de Baterias da CBMM, o desenvolvimento da tecnologia que permitirá a recarga em apenas 10 minutos é resultado de mais de três anos de pesquisa e desenvolvimento em parceria com a empresa japonesa Toshiba. Ele explica porque o nióbio é benéfico em termos de segurança:

[...] O uso do óxido de nióbio no ânodo das baterias de íons de lítio fornece características especiais para esse componente e, por ser um elemento estável, permite operações mais seguras e eficientes.

A expectativa é que a moto elétrica equipada com bateria de nióbio esteja pronta para ser comercialmente viável dentro de menos de dois anos. A entrada do veículo no mercado deve acontecer em meados de 2024.

O que você achou desta novidade? Qual a sua opinião sobre veículos elétricos? Conte nos comentários!


39

Comentários

Moto elétrica brasileira terá bateria de nióbio que recarrega em 10 minutos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2