
Economia e mercado 11 Nov
09 de novembro de 2022 0
A Intel anunciou nesta quarta-feira (9) a nova série de processadores Xeon Max equipados com memória HBM2e onboard de alta velocidade. Os chips são projetados para sistemas de servidores de alto desempenho.
De acordo com a fabricante, os processadores oferecem até 56 núcleos com suporte para até 112 threads virtuais e possuem um TDP de 350W. A Intel afirmou também que a linha Xeon Max é a primeira do mundo com HBM onboard.
Os novos processadores Xeon Max usam a interface EMIB, formada por quatro matrizes com núcleos de computação, além de 64 GB de memória HBM2e localizadas lado a lado no mesmo substrato, divididas em quatro clusters de 16 GB cada.
Ainda segundo a Intel, a taxa de transferência total dos chips é de cerca de 1 TB/s. Os Xeon Max suportam interfaces PCIe 5.0 e CXL 1.1. Outro diferencial é que a memória HBM2e pode ser usada como cache adicional e RAM adicional.
A fabricante afirmou que o consumo de energia do Xeon Max é 68% menor do que os processadores AMD Milan-X com o mesmo desempenho e até cinco vezes mais rápido em algumas operações do que o Intel Xeon 8380 ou AMD EPYC 7773X.
Já o suporte para as novas instruções AMX no Xeon Max acelera as tarefas de IA e oferece até oito vezes o desempenho máximo das instruções AVX-512 em operações INT8 e INT32. A série Xeon Max para servidores vai chegar ao mercado em janeiro de 2023.
Vale destacar que a principal concorrente da família Xeon Max é a linha de processadores AMD EPYC Genoa, que vai ser apresentada em um evento previsto para amanhã, quinta-feira (10). A rival também deve apresentar chips com memória HBM.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários