Economia e mercado 12 Dez
A Huawei registrou a patente de uma nova tecnologia para óculos AR e VR que promete evitar problemas à saúde dos olhos do usuário. Descoberta pelo site IT Home nesta quarta-feira (30), a solução terá muita utilidade em meio ao crescimento do mercado de acessórios de realidade aumentada e virtual com o lançamento do metaverso.
O objetivo da tecnologia é reduzir a fadiga nos olhos ao ajustar a profundidade de convergência de objetos mostrados na tela. Para isso, é descrito o uso de um mecanismo com câmera infravermelha, um módulo de zoom e um módulo de exibição, tais que trabalham juntos para melhorar a exibição de imagem durante a reprodução de conteúdo.
Para demonstrar a aplicação dessa tecnologia, a Huawei utiliza uma paisagem com dois objetos: uma árvore e um fundo com montanhas. O módulo de exibição mostrará o primeiro objeto — no caso, a árvore — sua profundidade de convergência e a superfície de imagem. O mesmo ocorre com as montanhas, que compõem o segundo objeto.
Como a profundidade de convergência — isto é, o ritmo em que se aproxima da visão do usuário — do primeiro objeto é diferente do segundo objeto, o módulo de exibição irá ajustar a profundidade de convergência e melhorar a imagem de superfície. Assim, os usuários não precisarão forçar os olhos para olhar para os objetos mais próximos.
Essa tecnologia para correção de profundidade de convergência será ideal para os futuros headsets e óculos inteligentes da Huawei. Há algumas semanas, a fabricante anunciou o Vision Glass, seu novo vestível da categoria que pode se conectar ao smartphone com certificado TÜV Rheinland e ajustes para pessoas que sofrem de miopia.
Convergência ocular é nossa habilidade de mover ambos os olhos para o centro. Para entender como isso funciona na prática, estique o braço e posicione um dedo à sua frente, e então, aproxime-o lentamente de seu rosto. Seus olhos irão se virar “para dentro”, isto é, convergir em uma única direção para que possam visualizar seu dedo mais nitidamente.
Temos essa habilidade para que possamos enxergar objetos que estão muito próximos ao nosso rosto. Por outro lado, isso causa estresse e fadiga em nossos globos oculares, e pode ser especialmente prejudicial durante o uso contínuo de óculos de realidade virtual.
O que achou da nova tecnologia da Huawei? Comente abaixo!
Comentários