Lançamentos 12 Abr
O Roku Express 4K chegou ao Brasil como novo dispositivo de streaming mais avançado da marca no país. Ele tem como destaque o suporte à resolução Ultra HD, para explorar o máximo que os serviços de vídeos podem entregar.
E aí, será que este modelo entrega uma boa experiência no uso? O que você pode encontrar nele? O TudoCelular teve acesso antecipado ao aparelho e conta todos os detalhes a você, nesta análise completa.
Na parte de design, ele não tem diferenças aparentes em relação à versão Full HD. Na edição 4K, também encontramos o dispositivo principal de tamanho compacto, apesar de ter ficado um pouco “gordinho”, com medidas de 86 x 39 x 21 mm.
Ele tem uma construção toda em plástico preto, com alguns detalhes brilhantes, como o logo da marca na parte superior e a peça frontal. Na porção traseira, ficam as conexões. Aqui há uma entrada micro-USB para alimentação pelo adaptador de tomada, uma saída HDMI para ligar na TV ou no monitor, além de um botão de reset, caso seja preciso restaurar o sistema de maneira forçada.
Embaixo, aparece uma faixa onde o usuário pode colocar a fita dupla face que vem junto com o produto. Com ela, você pode prender o aparelho em qualquer superfície ou até mesmo na borda inferior da sua televisão. É algo bem útil, já que o cabo HDMI de 70 cm plugado nele deixa bem desajeitado ao mantê-lo solto.
Sem contar que este não se trata de um equipamento para deixar escondido atrás da TV. Isso porque o controle remoto infravermelho dele precisa de ter um caminho direto até o sensor localizado na frente, onde também aparece um LED azul quando ele está ligado.
E por falar no controle remoto, encontramos aqui o mesmo visual já conhecido no modelo mais básico. Com a diferença que este possui atalhos distintos para apps de streaming. Estão nele a Netflix, o Disney Plus, o Apple TV Plus e o Globoplay. Apesar de compacto, ele também é bem gordinho e já vem com um par de pilhas na caixa.
Mesmo com teclas para avançar, retroceder, pausar e voltar, sentimos falta de alguns botões que poderiam estar presentes também. É o caso de um para ligar e desligar o aparelho. Se você não configurar para desligar após algum tempo de inatividade, ele permanecerá em funcionamento o tempo inteiro. Também não há nele um seletor de volume ou um botão para comandos de voz, por exemplo.
A configuração inicial não tem segredo. Ao ligar pela primeira vez, será necessário escolher o idioma e se conectar na sua rede Wi-Fi. Por falar nisso, o padrão AC está presente agora e permite suporte a redes de 5 GHz. Uma boa adição para reproduzir mais fácil os conteúdos em 4K.
Na sequência, basta esperar que as atualizações de software sejam instaladas para poder criar a sua conta Roku, caso você ainda não tenha uma, e já escolher alguns aplicativos para instalar logo de cara.
O Roku Express 4K vem equipado com um processador quad-core para rodar o seu sistema. Além da resolução Ultra HD, este equipamento é compatível com HDR10+, HDR10 e HLG, para melhorar a qualidade dos streamings. Só fica devendo pela falta de Dolby Vision, um dos principais padrões.
A qualidade de som também não decepciona. Este modelo suporta passagem para DTS Digital Surround e áudio codificado em Dolby via HDMI. Há a ausência do mais avançado Dolby Atmos, mas nada que não seja superável pelo que já possui.
Aqui ainda existe um modo de audição privada. Em outras palavras, ele permite que você utilize o aplicativo Roku no seu celular para conectar fones de ouvido e reproduzir o som por meio deles. Na falta de Bluetooth integrado, a solução se mostra eficiente para escutar o conteúdo sem incomodar ninguém à sua volta.
E por falar no app mobile, ele também traz algumas funcionalidades interessantes aos usuários. Dá para usá-lo como controle remoto, com os mesmos botões principais existentes no acessório original. Ou ainda para dar comandos de voz, já que o controle convencional deixou de fora esse recurso.
Outra facilidade aqui é poder acessar a lista de aplicativos instalados e abrir com apenas um toque cada um deles. Assim, você economiza tempo de navegação nos menus. Não que isso seja um problema. O Roku OS é um sistema bem limpo e fácil de navegar. A interface mostra quatro opções principais.
Na Tela Inicial, você encontra as plataformas instaladas, para abrir a que desejar. Na guia Pesquisar, dá para buscar por novos apps ou conteúdos dentro dos serviços compatíveis. Já em Canais de Streaming, é possível acessar a loja e pesquisar cada um por meio de seções temáticas. Por último, estão as Configurações, que permitem gerenciar o seu aparelho de maneira mais dedicada, como mudar ajustes de vídeo, de áudio ou de rede.
Fica faltando aqui algum recurso de assistente virtual, como nos concorrentes da Amazon e da Xiaomi. Apesar disso, dá para integrar o Roku Express 4K no Google Home ou no app da Alexa, para você dar comandos indiretamente ao dispositivo.
Passando para os aplicativos, temos as principais opções disponíveis aos usuários. Os quatro já falados com atalhos no controle são os mais otimizados no acesso, com abertura rápida e facilitada.
Mas há outras opções por aqui, como o Prime Video e o Paramount Plus, para quem curte não apenas filmes e séries, mas também esportes ao vivo. Outro destaque é a HBO Max, uma ausência no rival da Amazon. Assim, você terá tanto os sucessos da HBO quanto esportes ao vivo da TNT Sports.
Para quem deseja ver TV aqui, as opções são mais limitadas. Em termos de operadora via streaming, a principal é a DGO, antiga DirecTV GO. A interface não tem grandes mudanças em relação ao app de Smart TVs convencionais e funciona bem no geral. A Pluto TV também está presente na lista, para opções de canais gratuitos para quem não quiser gastar a mais.
As principais ausências são do Star Plus e do Claro TV Mais. Ambos estão disponíveis em rivais direto e fazem falta no Roku OS, seja pelo vasto catálogo sob demanda, ou pelos sinais ao vivo de emissoras de televisão. Algo que pode muito bem ser corrigido em atualizações futuras.
A experiência geral nos aplicativos se mostrou satisfatória, ainda que a lista não seja tão vasta de opções como em um Fire OS ou em uma Android TV. Todos os presentes no Roku funcionam sem engasgos e chegam até o máximo de resolução rapidamente. Efeito nítido do suporte ao Wi-Fi de quinta geração.
O Roku Express 4K é um lançamento satisfatório para o mercado nacional. Ele chega para trazer a resolução 4K aos dispositivos da marca no país, para quem curte a interface que entrega.
O design não muda muito do que estamos acostumados entre modelos Roku Express, enquanto a conectividade agrada para ter tanto rapidez na reprodução, quanto alguns diferenciais pelo app dedicado.
A qualidade de vídeo e áudio ficam dentro do esperado de uma forma positiva. Mas entendemos que dava para avançar mais, se houvesse suporte para as tecnologias Dolby Vision e Dolby Atmos.
O sistema flui bem e não tem uma interface muito poluída. Porém, as ausências de alguns aplicativos e de uma assistente de voz embarcada deixam a experiência não tão completa como a concorrência.
O Roku Express 4K ficará disponível para compra no Brasil a partir do dia 14 de abril. Ele chega pelo preço sugerido de R$ 399. Bom lembrar que o principal rival deste dispositivo é o Fire TV Stick 4K, que custa R$ 449 em condições normais. O dongle da Amazon tem o diferencial de conter o Dolby Vision e a Alexa, além dos apps ausentes no Roku Express 4K. Mas fica sem a HBO Max.
O Mi TV Stick 4K é uma opção mais barata, só que sem disponibilidade oficial no país. Ao menos, o Android TV garante ao aparelho da Xiaomi uma imensa variedade de aplicativos, maior do que você pode encontrar no Roku.
Você gostou do novo dispositivo de streaming da Roku? Acha interessante o seu funcionamento, frente a outros concorrentes no mercado? Fala tudo aí no espaço abaixo para a gente.
Comentários