
Rumores 21 Jun
29 de maio de 2023 16
A ARM acaba de anunciar suas novas CPUs e GPUs que moldarão o mercado de chips nos próximos anos. Dentre eles se destacam os novos Cortex-X4, Cortex-A720 e Cortex-A520, além do DSU-120 com suporte para chips com até 14 núcleos em um único chip por meio do sistema DynamIQ Shared Unit.
Explicando melhor, o DynamIQ Shared Unit permite parear diversos núcleos de CPU para que eles trabalhem juntos para o sistema obter mais desempenho. Desta forma, certos sistemas poderão obter até 14 núcleos, mas celulares devem continuar limitados a 8 com um novo design 1+5+2 ao invés de 1+3+4 e 1+4+3.
O novo núcleo de CPU Cortex-X4 é o mais poderoso já revelado pela ARM, superando o X3 em 15% com redução de 40% no consumo de energia graças a frequência máxima de até 3,4 GHz
Partindo para o Cortex-A720, este é um núcleo otimizado para garantir bom desempenho com uso reduzido de energia, sendo 20% mais eficiente que o Cortex-A715.
O Cortex-A720 é o mais básico anunciado hoje, mas ainda assim ele é projetado para ocupar o menor espaço possível no chip sendo 22% mais eficiente que a geração anterior em tarefas de segundo plano.
Segundo a ARM, a ideia é que os novos núcleos anunciados hoje sejam emparelhados em um processador com o seguinte design:
A fabricante diz que juntos eles conseguiram atingir uma pontuação 27% superior no teste de múltiplos núcleos do Geekbench 6 em comparação com um chip com núcleos X3, A715 e A510 no formato 1+3+4 com o mesmo cache.
Isto significa que o desempenho deve ser ainda maior, pois o teste é feito num sistema ARM de 32 bits e a versão final deve ser otimizada para ARMv9.
No setor de GPUs a ARM anunciou três novos modelos: a nova Immortalis de segunda geração G720 para dispositivos de altíssimo desempenho, a Mali-G720 para chips de alto desempenho e a Mali-G620 para intermediários, todos com a nova arquitetura de 5ª geração.
A nova Immortalis-G720 pode ter até 10 núcleos, enquanto a Mali-G720 pode ter de 6 a 9, enquanto a Mali-G620 tem 6, permitindo maior flexibilidade no design dos chips conforme a demanda do fabricante.
Além disso, a nova Immortalis foi desenvolvida em parceria com a Tencent Games e a MediaTek para tornar a Smart Global Illumination um padrão da indústria para melhorar o suporte ao ray tracing.
A nova geração de GPUs traz suporte ao Deferred Vertex Shading, uma tecnologia que reduz a carga de memória e largura de banda necessária em jogos pesados como Genshin Impact em 33%, Fortnite em 26% e em 41% na demo Elven Ruins da Epic Games.
Isto permite que a GPU gere menos calor para o sistema com 15% mais desempenho, uma folga que pode ser utilizada pela CPU para otimizar o desempenho destas aplicações.
Por fim, a ARM diz que os primeiros chips com novos núcleos e GPUs devem chegar ao mercado no fim de 2023.
Dentre as empresas interessadas ela cita Samsung, TSMC e a Intel, que já demonstrou interesse no Cortex-X4, que pode ser integrada a tecnologia Intel 18A para fornecer desempenho aprimorado para "empresas que procuram projetar a próxima geração de SoCs móveis inovadores."
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários