
Tech 23 Mai
07 de julho de 2023 0
Uma Inteligência Artificial criada por cientistas da Universidade Metropolitana de Osaka, no Japão, foi capaz de detectar doenças cardíacas com alta precisão. O estudo foi publicado na revista científica The Lancet Digital Health nesta semana.
De acordo com o relato, os pesquisadores criaram um modelo que usa IA para classificar as funções do coração e doenças valvares por meio de radiografias de tórax. A intenção seria aproveitar o recurso como um suplemento à ecocardiografia e mostrar como a Inteligência Artificial pode ser usada na área da saúde.
Para obter uma precisão elevada, os cientistas utilizaram dados multi-institucionais. O treinamento englobou 22.551 radiografias coletadas, ligadas a 22.551 ecocardiogramas de 16.946 pacientes, entre os anos de 2013 e 2021. As radiografias foram classificadas como dados de entrada, enquanto os ecocardiogramas ficaram como informações de saída.
Ao aprender a conectar os dois grupos, o modelo de IA conseguiu dividir com precisão seis tipos de valvopatias, com Área sob a Curva (AUC), por variações de 0,83 a 0,92 – quanto mais próximo de 1,0, melhor.
“Levamos muito tempo para chegar a esses resultados, mas acredito que essa é uma pesquisa significativa. Além de melhorar a eficiência dos diagnósticos dos médicos, o sistema também pode ser usado em áreas onde não há especialistas, em emergências noturnas e para pacientes que têm dificuldade de fazer ecocardiografia.”
Dr. Daiju Ueda
Líder da pesquisa do Departamento de Radiologia Diagnóstica e Intervencionista da Escola de Pòs-Graduação de Medicina da Universidade Metropolitana de Osaka
Apesar do potencial da ferramenta, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda tem algumas objeções ao uso desta IA. Na visão do órgão, é necessário ter um cuidado na implementação desse tipo de tecnologia, que precisa “proteger e prometer bem-estar humano, segurança e autonomia” como prioridades.
No Brasil, a secretária de Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, já declarou que a pasta avalia como a Inteligência Artificial poderá beneficiar o SUS.
O que você achou desta Inteligência Artificial capaz de identificar doenças cardíacas? Compartilhe conosco a sua opinião!
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários