LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Renovação da CNH tem regra mudada pelo Detran-SP; entenda a alteração

11 de agosto de 2023 2

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) alterou uma norma para a renovação antecipada da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. Agora, o pedido da extensão da permissão poderá ser feito pelo condutor a qualquer tempo.

Até então, o motorista estava limitado à regularização do documento com uma antecedência mínima de 30 dias em relação ao vencimento. Dessa forma, ficou revogado o comunicado Detran-SP nº 05, de 2013, que impedia a renovação da CNH antes desse prazo.


Entretanto, neste primeiro momento, o processo de renovação poderá apenas ser realizado de maneira presencial, somente nos postos de atendimento do órgão. Já a partir do final de setembro, a opção vai estar disponível também pelos canais digitais da autarquia.

Como renovar a CNH?

Aquele condutor que deseja renovar de forma antecipada a sua CNH pode acessar os canais digitais do Detran-SP, Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital. Após confirmar os dados, é só realizar o agendamento da visita a um dos postos.

O motorista deve ir com a CNH original, além do RG, CPF e comprovante de residência de até três meses anteriores ao agendamento (todos com original e cópia). Depois dessa etapa, é necessário realizar o exame médico na clínica indicada pelo sistema.

Para quem vai renovar as carteiras de habilitação das categorias A e B, basta a realização do exame médico. Após a aprovação nos exames requisitados, os motoristas deverão pagar a taxa de emissão da CNH e aguardarem orientações via e-mail para acessarem a CNH Digital.

Lembrando que os motoristas que exercem atividade remunerada (categorias C, D ou E) terão de fazer primeiro a avaliação psicológica e o exame toxicológico em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Feita a coleta do material para análise toxicológica, o condutor deve, em até 90 dias, agendar e realizar o exame médico com um profissional credenciado pelo Detran-SP.

Veja também


2

Comentários

Renovação da CNH tem regra mudada pelo Detran-SP; entenda a alteração
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2