LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Nintendo registra patente para novo controle que deve eliminar problema de drift

11 de setembro de 2023 0

Os rumores sobre o suposto sucessor do Nintendo Switch continuam ganhando cada vez mais força, mas ao que parece, a Nintendo não está trabalhando somente em melhorias de CPU e GPU, como também em mudanças significativas nos Joy-Con, os controles que acompanham o console.

A gigante nipônica registrou esta semana uma nova patente que parece indicar algumas das melhorias que serão implementadas na nova versão do controle.

Desde que o Nintendo Switch foi lançado em 2017, uma das maiores reclamações dos usuários têm sido em relações aos analógicos dos Joy-Cons, que ficaram conhecidos por serem muito frágeis e suscetíveis ao temido drift, que registra "movimentos fantasma" e a atrapalha a jogabilidade.

O problema foi reconhecido pela própria Nintendo, que apesar de ter afirmado que realizou melhorias no projeto do controle com o passar do tempo para tentar amenizar os casos, passou a oferecer suporte gratuito para os usuários, mesmo em dispositivos fora do período de garantia.

Recentemente, a Nintendo registrou uma patente para um joystick magnético que usa um ‘fluido inteligente’, no que poderia ser uma tentativa de evitar o efeito de drift no futuro.

Foto: reprodução

A patente detalha um joystick que contém um ‘fluido magnetoreológico’ (MRF), que altera a viscosidade dependendo da intensidade do campo magnético.

Na prática, isso deveria significar que quando um jogador move o stick com o polegar, o fluido vai engrossar para criar resistência. Essa resistência permitirá que o stick retorne à sua posição original assim que o jogador tirar o polegar dele.

Isso soa semelhante aos sitcks com ‘Efeito Hall’ encontrados em alguns periféricos modernos de terceiros que usam ímãs para detectar movimento. Como não possuem peças de conexão, o drift do stick não é um problema.


Segundo a patente: “A velocidade de retorno do elemento de operação [o stick] à posição inicial pode ser agilizada no controlador utilizando o MRF.

“Além disso, é possível conseguir tanto a apresentação de uma sensação ao usuário pelo elemento de operação, quanto uma operação do elemento de operação retornando à posição inicial.”

Dada a linguagem técnica utilizada na patente, não fica claro qual o significado da frase “apresentação de um sentimento ao utilizador”, já que isso pode se referir ao fato do jogador obter uma sensação “natural” de resistência que obteria ao manipular um analógico tradicional, ou se isso significa que esse 'sentimento' será programado pelos desenvolvedores.

Não está claro, então, se os desenvolvedores seriam capazes de alterar a resistência do fluido para fornecer algum tipo de resposta de força, ou uma resistência semelhante à dos gatilhos do controle DualSense do PS5 (para direção em jogos de corrida, por exemplo).

Também resta saber se este novo design de stick será incluído no sucessor do Switch, substituirá os Joy-Cons padrão do Switch ou até mesmo se será usado algum dia (já que inúmeras patentes de videogame nunca chegaram a ser produzidas).

Será que o problema finalmente será corrigido?

Veja também!


0

Comentários

Nintendo registra patente para novo controle que deve eliminar problema de drift
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2